MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Câmara faz esforço concentrado para votar segundo projeto da reforma tributária
Regulamentação

Câmara faz esforço concentrado para votar segundo projeto da reforma tributária

A proposta regulamenta o funcionamento do comitê gestor do novo Imposto sobre Bens e Serviços.

Da Redação

segunda-feira, 12 de agosto de 2024

Atualizado às 14:35

Nesta semana, os deputados farão um esforço concentrado para analisar diversas prioridades de votação para o segundo semestre. Devido às eleições municipais em outubro, o plenário da Câmara programou duas semanas de esforço concentrado em agosto (12, 13 e 14 e 26, 27 e 28) e uma em setembro (9, 10 e 11). A sessão desta segunda-feira, 12, está marcada para as 17 horas.

Uma das principais pautas é o segundo projeto de regulamentação da reforma tributária (PLP 108/24), que se concentra no funcionamento do comitê gestor do novo IBS - Imposto sobre Bens e Serviços, destinado a substituir os atuais ICMS e ISS.

Em entrevista à Rádio Câmara, o relator do grupo de trabalho sobre o tema, deputado Mauro Benevides Filho, demonstrou otimismo quanto à aprovação do projeto. "O nosso texto está tão bem estruturado que eu até desconfio que a votação será mais fácil do que a do primeiro projeto da reforma", afirmou.

O primeiro projeto de regulamentação da reforma tributária (PLP 68/24), que regulamenta o IBS e a CBS - Contribuição Social sobre Bens e Serviços, já foi aprovado pela Câmara em julho e agora aguarda análise no Senado.

De acordo com Mauro Benevides, esta segunda etapa aborda a organização e a distribuição dos tributos. "A nova estrutura tributária brasileira precisa de um comitê gestor que organize como a receita será distribuída entre Estados e municípios, além dos julgamentos dos autos de infração", explicou.

Outros pontos destacados no texto elaborado pelo grupo de trabalho incluem os impostos sobre patrimônio. "Também reorganizamos como serão tratados o Imposto Sobre Transmissão de Causa Mortis e Doação e o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis", acrescentou o relator.

 (Imagem: Antônio Cruz/Agência Brasil)

Câmara dos Deputados faz esforço concentrado para votar o segundo projeto da reforma tributária.(Imagem: Antônio Cruz/Agência Brasil)

O que está por vir?

No dia 21/8, Migalhas realiza o seminário online "Reforma Tributária no Senado: Perspectivas e Impactos". Participe para entender as mudanças propostas na reforma tributária, suas implicações para diversos setores da economia e o que esperar no cenário jurídico e Legislativo. Inscreva-se já!

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...