MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/DF aprova resolução que implementa juiz das garantias no Estado
Norma

TJ/DF aprova resolução que implementa juiz das garantias no Estado

Norma estabelece novas diretrizes para a atuação na fase de inquérito policial.

Da Redação

quinta-feira, 22 de agosto de 2024

Atualizado às 08:01

O Tribunal Pleno do TJ/DF aprovou por unanimidade a resolução que implementa o juiz das garantias no âmbito da Justiça do DF e dos Territórios. A medida também define as diretrizes de estrutura e funcionamento conforme o CPP e a resolução 562/24 do CNJ.

O Código de Processo Penal determina que o juiz das garantias deve atuar na fase de inquérito policial, sendo responsável pelo controle da legalidade da investigação criminal e pela proteção dos direitos individuais dos investigados.

 (Imagem: Freepik)

Tribunal Pleno do TJDFT aprova resolução que implanta juiz das garantias no DF.(Imagem: Freepik)

A resolução aprovada pelo TJDFT prevê a implantação desse cargo no 1º grau de jurisdição do Tribunal por meio de um sistema de substituição regionalizada, em que os juízos criminais exercerão essa competência.

Durante a sessão, o Corregedor da Justiça do DF, desembargador Mário-Zam Belmiro Rosa, explicou que, após o STF declarar a constitucionalidade do juiz das garantias, o CNJ publicou a resolução 562/24, que oferece três modelos para os tribunais: a) especialização, por meio de varas das Garantias ou Núcleo/Central de Garantias; b) regionalização, que abrange duas ou mais comarcas ou subseções judiciárias; e c) substituição pré-definida entre juízos da mesma comarca ou subseção judiciária.

O corregedor explicou que, devido à proximidade geográfica das circunscrições judiciárias no Distrito Federal e Territórios, optou-se pelo modelo de substituição pré-definida com adesão à regionalização, distribuída em cinco regiões distintas.

A competência do juiz das garantias se estenderá a todas as infrações penais, com exceção das de menor potencial ofensivo, dos processos de competência originária dos tribunais regidos pela lei 8.038/90, dos casos de competência do Tribunal do Júri, e das situações de violência doméstica e familiar.

A função do juiz das garantias termina com o oferecimento da denúncia, mas ele também será responsável por todo o procedimento de homologação e cumprimento de ANPP - Acordo de Não Persecução Penal.

Os inquéritos e medidas cautelares relacionados à investigação criminal passarão por duas distribuições no PJe. A primeira determinará o juízo natural para o processo de conhecimento, com base no local do crime, para eventual ação penal.

Em seguida, uma segunda distribuição, realizada aleatoriamente e simultaneamente, designará um dos juízos criminais da região como o juiz das garantias. O juízo natural, definido na primeira distribuição, será excluído dessa segunda escolha. A competência do juiz das garantias cessa com o oferecimento da denúncia.

Com informações do TJ/DF.

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA