MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Petrobras deve restabelecer plano de saúde de homem com Down
Saúde

Petrobras deve restabelecer plano de saúde de homem com Down

Colegiado reafirmou a importância da assistência médica para dependentes incapazes.

Da Redação

quinta-feira, 22 de agosto de 2024

Atualizado às 11:48

A 8ª vara do Trabalho de São Bernardo do Campo, em São Paulo, decidiu pelo restabelecimento do plano de saúde de um homem maior de 21 anos, que é filho de um titular falecido e empregado da Petrobras. O reclamante, que apresenta síndrome de Down e retardo mental severo, é considerado incapaz para o trabalho e para qualquer ato relacionado a direitos de natureza patrimonial e negocial. Ele perdeu seu pai quando tinha apenas um ano de idade.

Conforme os autos do processo, em 2019, ao completar 21 anos, o jovem deixou de ser considerado dependente do pai, resultando na cessação do pagamento da pensão por morte pelo INSS e na exclusão do programa de assistência médica da APS - Associação Petrobras de Saúde. Posteriormente, foi judicialmente reconhecido como incapaz, o que levou ao seu retorno à condição de dependente do pai pelo INSS, com a reativação do pagamento da pensão.

Na ocasião, a APS também reestabeleceu o plano de assistência médica, mas cancelou-o novamente em 2024. O reclamante, sob a curatela da mãe, solicitou a reintegração ao convênio, fundamentando-se no regulamento do plano que considera como dependente inválido o filho do beneficiário, desde que a condição de “Invalidez Permanente para o Trabalho” seja reconhecida até os 21 anos e que o dependente não tenha sido emancipado. A norma ainda exige que, após o falecimento do titular, o dependente seja caracterizado e reconhecido pelo INSS como pensionista inválido.

Na sentença, a juíza Renata Curiati Tiberio destacou que, ao apresentar defesa, a empresa reconheceu que o autor atende aos requisitos necessários para permanecer no programa de assistência médica.

Para a magistrada, “diante da documentação apresentada nos autos e do reconhecimento expresso por parte da reclamada, é evidente o direito do reclamante de ser mantido como beneficiário do programa de assistência à saúde gerido pela ré”.

Assim, a juíza confirmou a tutela de urgência concedida, que determinou a reintegração do homem no plano nas mesmas condições de cobertura assistencial que possuía anteriormente, tornando essa decisão definitiva. Além disso, a empresa foi condenada ao pagamento de danos morais no valor de R$ 3 mil, uma vez que o rapaz ficou indevidamente sem assistência médica.

“O fato de procurar atendimento médico e ter a cobertura recusada pelo plano de saúde, que por si só já caracterizaria um aborrecimento para qualquer pessoa, reveste-se, no caso em tela, de gravidade adicional, dadas as condições especiais do reclamante.”

 (Imagem: Freepik)

Justiça do Trabalho restabelece convênio de homem com síndrome de Down.(Imagem: Freepik)

Cartilha temática

Como parte de suas iniciativas, a Justiça do Trabalho da 2ª Região, integrante do Fórum Paulista para Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência, apoia a divulgação da cartilha “Saúde das pessoas com síndrome de Down”.

Produzido pela Fundação Oswaldo Cruz, o guia oferece orientações em linguagem simples e objetiva sobre as necessidades de pessoas com essa condição genética, promovendo o convívio e o combate a práticas de exclusão e isolamento.

As informações abordam diferentes fases da vida dessas pessoas e são direcionadas a familiares, profissionais da saúde e à população em geral. No contexto do trabalho, o texto orienta sobre a qualificação de trabalhadores e serviços em prol da integração.

O Tribunal omitiu o número do processo.

Informações: TRT-2.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...