MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF: Para Gilmar Mendes, Júri se tornou disfuncional e jurados têm medo
Sessão | STF

STF: Para Gilmar Mendes, Júri se tornou disfuncional e jurados têm medo

Ministro levantou preocupações acerca da imparcialidade nos veredictos e da efetividade das mudanças legislativas realizadas no passado.

Da Redação

quarta-feira, 11 de setembro de 2024

Atualizado às 19:02

Ao proferir voto durante julgamento da possibilidade de prisão imediata após decisão do Júri, ministro Gilmar Mendes manifestou preocupação com o comprometimento da coragem de jurados, e disse que o Tribunal do Júri se tornou disfuncional.

O decano da Corte destacou seu papel na reformulação da legislação, durante o governo FHC, que revogou o privilégio de militares envolvidos em homicídios de serem julgados pela Justiça Militar, para que passassem a ser julgados pelo Tribunal do Júri.

Em espécie de mea culpa, como afirmou, o ministro demonstrou grande preocupação com a eficácia dessas mudanças, questionando a efetiva punição dos responsáveis nesses casos. "As notícias que hoje correm não são animadoras em relação à efetiva punição desses responsáveis", disse.

Veja o momento:

Gilmar Mendes destacou que, em muitos processos, a defesa tem argumentado que os homicídios de autoria policial foram execuções de "bandidos" ou "malfeitores", o que levanta dúvidas com relação à imparcialidade dos julgamentos.

Além disso, salientou o medo da população, especialmente em áreas controladas por milícias, que comprometeria a liberdade e a coragem em votações nesses tribunais especiais. "Não quero nem fazer muitas digressões sobre territórios ocupados por milícias que, infelizmente, existem", observou.

O ministro também questionou a situação da soberania dos vereditos, apontando que o Tribunal do Júri, por diversas razões, tornou-se disfuncional e extremamente preocupante. "Como estará a coragem desses nossos jurados nesses casos? E como vamos discutir a soberania dos vereditos?", indagou.

Patrocínio

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA