MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Médica do SUS consegue abatimento no Fies por atuação na pandemia
Saúde

Médica do SUS consegue abatimento no Fies por atuação na pandemia

A decisão, proferida pela juíza Ana Paula Martini Tremarin Wedy, reconhece o direito ao abatimento de acordo com a lei 14.024/20, mesmo na ausência de regulamentação específica.

Da Redação

domingo, 15 de setembro de 2024

Atualizado em 13 de setembro de 2024 15:47

A 2ª vara Federal de Canoas/RS determinou que uma médica que atuou no combate à pandemia de Covid-19 no SUS tenha direito a um abatimento mensal de 1% nos valores devidos em seu contrato do Fies. A decisão judicial, proferida pela juíza Ana Paula Martini Tremarin Wedy e publicada em 2 de setembro, abrange o período de março de 2020 a abril de 2022.

A ação judicial foi ajuizada pela médica, que relatou ter contratado o financiamento estudantil em março de 2012 para custear seus estudos de medicina. A partir de março de 2020, ela passou a atuar como plantonista no SUS, dedicando-se ao combate à pandemia de Covid-19 durante 25 meses.

A profissional buscou junto ao FNDE o abatimento de parte de sua dívida do Fies, com base em sua atuação na linha de frente da crise sanitária. No entanto, o sistema Fiesmed indeferiu seu pedido, alegando que não reconhecia sua atuação durante a pandemia.

 (Imagem: Shopify)

Médica que atuou no combate ao Covid-19 no SUS obtém abatimento no saldo devedor do Fies.(Imagem: Shopify)

A análise do caso pela juíza responsável levou em consideração a lei 14.024 de 2020, que prevê o abatimento de 1% nos valores devidos ao Fies para estudantes e profissionais que atuaram no combate à Covid-19. A legislação estabelece que o benefício seria regulamentado posteriormente, o que ainda não ocorreu. "Ocorre que a inexistência de regulamentação não pode servir de justificativa para se negar à parte autora um direito que é claramente definido por lei em sentido formal", afirmou a magistrada em sua decisão.

A juíza fundamentou sua decisão nas disposições da lei 10.260/01, que, segundo sua interpretação, são suficientes para a concessão do abatimento. Para tanto, bastaria a comprovação do exercício da atividade profissional no SUS durante a pandemia por um período superior a seis meses.

No caso em questão, a médica apresentou documentos que comprovavam seu trabalho no Hospital Universitário de Canoas durante 25 meses da pandemia, de junho de 2018 a janeiro de 2022, sob a administração do Gamp - Grupo de Apoio à Medicina Preventiva à Saúde, e posteriormente, até março de 2022, sob gestão do município de Canoas/RS.

A magistrada reconheceu que o estado de "emergência de saúde pública de importância internacional relacionada ao coronavírus (Covid-19)" se estendeu até o ano de 2022, conforme estabelecido pela Portaria GM/MS 188, de 3/2/20, que vigorou até 22/5/22. Diante disso, concluiu que "o direito ao abatimento mensal de 1% do saldo devedor consolidado, incluídos os juros devidos no período, deve, portanto, ser estendido para todo esse período".

A decisão judicial determina que o FNDE reconheça o período de trabalho da médica no combate à pandemia, atualizando o sistema do Fies para que a Caixa Econômica Federal efetue o abatimento no contrato de financiamento.

A juíza estabeleceu um prazo de 15 dias para que o FNDE crie as condições operacionais necessárias para o cumprimento da ordem judicial, seja por meio da adaptação dos sistemas (SisFIES) ou por expediente administrativo manual. Após o recebimento da ordem, a Caixa terá o mesmo prazo para efetivar o desconto. 

O Tribunal omitiu o número do processo.

Informações: TRF-4.

Patrocínio

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...