MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Toffoli cita entrevista do Migalhas no caso Kiss: "da cadeia se sai, da cova não"
Sessão | STF

Toffoli cita entrevista do Migalhas no caso Kiss: "da cadeia se sai, da cova não"

Frase foi lembrada durante julgamento a respeito da prisão imediata após condenação pelo Tribunal do Júri.

Da Redação

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Atualizado às 17:35

Nesta quinta-feira, 12, durante sessão plenária em que o STF, por maioria, confirmou a soberania dos vereditos do Tribunal do Júri e autorizou a prisão imediata após a condenação, o ministro Dias Toffoli, relator do caso da Boate Kiss, fez menção à fala de Pedro Barcellos Jr., advogado das famílias das vítimas, proferida em entrevista ao portal Migalhas.

Toffoli votou a favor da prisão imediata após a condenação pelo Júri. Ao longo do voto do ministro Alexandre de Moraes, que acompanhou esse entendimento, Toffoli fez um aparte para citar o advogado da AVTSM - Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria: "Da cadeia se sai, do cemitério, não."

Veja o momento:

A declaração foi dada em entrevista ao Migalhas, na qual o advogado comentou a decisão de Toffoli de ordenar a prisão dos condenados no caso da Boate Kiss. Na ocasião, o advogado destacou que, apesar da decisão de reafirmar a soberania do Júri de 2021 ser recebida com alívio, não havia espaço para comemorações, dado o contexto trágico.

"É complicado para a família deles demais, mas também do lado da associação, os pais perderam os filhos, irmãos perderam os irmãos, filhos perderam os pais. Porém, a gente entende que da cadeia se sai, do cemitério não."

Soberania dos vereditos

O caso analisado pelo STF, nesta tarde, envolve feminicídio em que o réu, mesmo condenado pelo Júri, pôde recorrer em liberdade. Esse cenário remeteu ao caso da Boate Kiss, no qual situação semelhante ocorreu.

A decisão do Júri pela condenação dos acusados no caso da boate foi proferida em dezembro de 2021. Apesar das condenações, os réus não foram presos imediatamente, devido a um habeas corpus preventivo concedido por desembargador da 1ª câmara Criminal do TJ/RS.

O ministro Luiz Fux, então presidente do STF, suspendeu a liminar que garantia a liberdade dos réus e determinou a prisão imediata dos condenados.

No entanto, apenas dois dias depois, em 16 de dezembro, a 1ª câmara Criminal do TJ/RS confirmou o habeas corpus preventivo, garantindo a liberdade aos réus.

Por conta de nova ordem do ministro Fux, que sustou os efeitos da concessão do habeas corpus, os réus permaneceram presos.

Em agosto de 2022, a 1ª câmara Criminal do TJ/RS reconheceu nulidades processuais no julgamento e anulou as condenações, colocando os acusados em liberdade.

No ano seguinte, em 5 de setembro de 2023, a 6ª turma do STJ manteve a anulação do Júri.

Em 20 de março de 2024, o vice-presidente do STJ, ministro Og Fernandes, admitiu recurso extraordinário do MPF contra o acórdão da 6ª Turma. Finalmente, em agosto de 2024, ministro Dias Toffoli, entendendo pela soberania do Tribunal do Júri, determinou a prisão dos condenados.

Corte Interamericana

Ministro Toffoli, nesta quinta-feira, também mencionou que a CIDH - Corte Interamericana de Direitos Humanos aceitou tramitação de representação contra o Brasil, em razão da alegada omissão do país em julgar os responsáveis pela tragédia da Boate Kiss.

Ministro Luiz Fux, prolator das duas ordens desrespeitadas pelo TJ/RS em 2021, fez observação, que classificou como "irônica, se não fosse trágica".

Fux afirmou: "Quando determinei a prisão dos responsáveis, fui alvo de uma representação, sob a alegação de que eu estaria violando direitos humanos".

Veja o trecho:

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...