MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ensino médio no SESI não dá direito a vaga universitária por cota
Educação

Ensino médio no SESI não dá direito a vaga universitária por cota

Magistrado entendeu que instituição de origem da aluna pertence à rede privada de ensino.

Da Redação

terça-feira, 24 de setembro de 2024

Atualizado às 12:40

Estudante que concluiu o ensino médio em escola do SESI não tem direito à vaga reservada a alunos da rede pública na UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina.

A decisão é do juiz Federal Vilian Bollmann, da 4ª vara de Florianópolis/SC, que destacou que, de acordo com a jurisprudência, a instituição de origem da aluna pertence à rede privada de ensino.

 (Imagem: Reprodução/Sesi)

Estudante que fez ensino médio no SESI não tem acesso a vaga universitária para escola pública.(Imagem: Reprodução/Sesi)

A estudante argumentou que havia sido aprovada no processo seletivo SISU-UFSC-2024 para o curso de Design, com início previsto para o segundo semestre, em uma vaga destinada a egressos do ensino público.

No entanto, a UFSC não realizou sua matrícula por ela ter concluído o ensino médio em uma escola privada.

Ao avaliar o pedido, o juiz concordou com a Universidade.

“O SESI, como serviço social autônomo do terceiro setor, possui personalidade jurídica de direito privado, não se enquadrando entre as pessoas jurídicas de direito público”, declarou o juiz.

“Assim, tal entidade não pode ser considerada parte do Poder Público."

O juiz também ressaltou que a única exceção prevista é para alunos que cursaram o ensino médio em instituições privadas na condição de bolsistas integrais.

Para Bollmann, não há como estender o alcance da “regra administrativa que regula o sistema de ações afirmativas no ensino”.

O Tribunal não divulgou o número do processo.

Com informações do TRF-4.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...