MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ permite que mulher com visão subnormal plante cannabis
Salvo-conduto

STJ permite que mulher com visão subnormal plante cannabis

Mulher com visão subnormal obteve autorização para cultivar cannabis medicinal em casa, com base em laudos médicos e precedentes da Corte.

Da Redação

terça-feira, 8 de outubro de 2024

Atualizado às 17:11

A 5ª turma do STJ concedeu salvo-conduto a mulher com visão subnormal para cultivar cannabis em sua residência, exclusivamente para fins medicinais. A decisão observou laudo médico demonstrando a necessidade do uso de derivados da planta para tratar os sintomas causados por ceratocone e cegueira com visão subnormal.

A mulher impetrou habeas corpus objetivando a concessão de salvo-conduto para autorizar o cultivo de cannabis, em sua residência, exclusivamente para fins medicinais.

O juízo de primeiro grau indeferiu a petição inicial do habeas corpus em razão da falta de documentação apta a comprovar a argumentação suscitada. A defesa interpôs recurso em sentido estrito, que foi desprovido por meio de acórdão.

A defesa alega que a paciente tem 37 anos e enfrenta batalha dolorosa contra o ceratocone e cegueira com visão subnormal e apresentou laudo médico destacando a urgência do tratamento com produtos derivados da cannabis para aliviar seus sintomas.

 (Imagem: Unsplash)

STJ dá salvo-conduto para mulher com ceratocone plantar cannabis.(Imagem: Unsplash)

A relatora, ministra Daniela Teixeira, ressaltou precedente da 3ª seção da Corte, que garantiu aos pacientes o salvo-conduto, para obstar que qualquer órgão de persecução penal turbe ou embarace a aquisição de sementes de cannabis, bem como o cultivo de plantas e extração do óleo.

A ministra destacou que foram anexados aos autos relatórios e exames médicos atestando a enfermidade pela qual a paciente é acometida e indicação médica para o tratamento com o canabidiol e a autorização para importação concedida pela Anvisa.

Assim, deu provimento ao habeas corpus ratificando a liminar que já havia concedido para conceder o salvo-conduto para autorizar a importação de sementes, transporte e cultivo da planta em sua residência para fins medicinais.

Os demais ministros seguiram o voto da relatora. O ministro Messod Azulay ressalvou seu posicionamento contra o cultivo da cannabis, apesar de ter acompanhado o voto da relatora.

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA