MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Reforma da Previdência: Dino suspende trecho sobre aposentadoria de policiais
Aposentadoria

Reforma da Previdência: Dino suspende trecho sobre aposentadoria de policiais

Decisão do ministro considera que a Reforma da Previdência de 2019 rompeu com modelo de diferenciação adotado desde a redação original da Constituição de 1988.

Da Redação

sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Atualizado às 07:14

O ministro Flávio Dino, do STF, suspendeu a regra da Reforma da Previdência de 2019 que equipara os critérios de idade mínima, tempo de contribuição e tempo de carreira policial entre homens e mulheres nas Polícias Civil e Federal. A liminar, concedida na ADIn 7.727, será submetida à avaliação do plenário.

A ação foi movida pela Adepol do Brasil - Associação dos Delegados de Polícia do Brasil, que questiona a expressão "para ambos os sexos" inserida na aposentadoria policial pela EC 103/19. Essa regra impõe que homens e mulheres devem ter idade mínima de 55 anos, além de 30 anos de contribuição e 25 anos de efetivo exercício no cargo policial, conforme a fórmula de idade e contribuição.

 (Imagem: Rosinei Coutinho/STF)

Dino suspende regra que igualava critérios de aposentadoria para policiais civis homens e mulheres.(Imagem: Rosinei Coutinho/STF)

Proteção da mulher

Segundo Flávio Dino, ao não garantir um redutor de tempo para as mulheres policiais, a EC 103/19 quebra um modelo estabelecido desde a redação original da Constituição Federal de 1988, que prevê critérios diferenciados de aposentadoria no serviço público, visando promover a igualdade de gênero. Ele ressaltou que o entendimento consolidado do STF permite a adoção de medidas que protejam as mulheres no mercado de trabalho.

O ministro também destacou que, embora a própria emenda tenha mantido a diferenciação de gênero na aposentadoria dos servidores públicos em geral, a proteção mais favorável às mulheres deixou de ser aplicada às policiais civis e Federais.

A decisão exige que o Congresso Nacional crie uma nova norma para corrigir essa inconstitucionalidade. Enquanto isso, deve ser aplicada a redução de três anos nos prazos de aposentadoria para as mulheres policiais civis e federais.

Veja a íntegra da decisão.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA