MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TRF-3 mantém desconto de 86,5% em dívida do Fies de estudante inadimplente
Inadimplência

TRF-3 mantém desconto de 86,5% em dívida do Fies de estudante inadimplente

Colegiado decidiu pelo desconto ao atender aos requisitos da MP 1.090/21 para renegociação de dívidas com mais de 360 dias de inadimplência.

Da Redação

sexta-feira, 1 de novembro de 2024

Atualizado em 4 de novembro de 2024 07:35

O TRF da 3ª região assegurou à estudante desconto de 86,5% sobre dívida de financiamento estudantil, além de permitir o parcelamento do saldo em dez vezes com correção pela taxa Selic.

Para a 1ª turma, a aluna possui requisitos para ter o desconto aplicado, conforme legislação. 

 (Imagem: Rmcarvalhobsb/AdobeStock)

TRF-3 assegurou à estudante um desconto de 86,5% em sua dívida do FIES.(Imagem: Rmcarvalhobsb/AdobeStock)

Entenda o caso

A estudante ajuizou ação contra o Fnde - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e o Banco do Brasil solicitando aplicação de desconto substancial sobre o valor do financiamento contratado, com base nos critérios da MP 1.090/21, que prevê condições especiais para a renegociação de débitos do Fies. 

Na defesa, o Fnde alegou que não seria responsável pela gestão financeira do contrato, função atribuída ao Banco do Brasil. O banco, por sua vez, contestou o valor da causa e solicitou honorários de sucumbência, argumentando que o benefício econômico pretendido não correspondia ao valor atribuído ao processo.

Decisão judicial

O relator do caso, juiz Federal José Francisco da Silva Neto, destacou que o Fnde atua como operador do fundo, conforme previsto na lei 10.260/01, enquanto o Banco do Brasil age como agente financeiro, ambos sendo, portanto, partes legítimas na ação.

O juiz baseou a concessão do desconto na MP 1.090/21, que permite a renegociação de dívidas de estudantes inadimplentes há mais de 360 dias. A estudante no caso, inadimplente desde agosto de 2020, atende a esse requisito.

"Com o atraso superior a 360 dias, a parte autora faz jus ao benefício de renegociação nos termos propostos pela MP, com a concessão de um desconto de 86,5% sobre o valor consolidado da dívida."

Dessa forma, o colegiado, por unanimidade, negou os recursos do Banco do Brasil e do Fnde, mantendo o direito da estudante ao desconto de 86,5% em sua dívida do Fies e ao parcelamento do saldo. 

Além disso, rejeitou as contestações quanto ao valor da causa e confirmou a majoração dos honorários de sucumbência em 2%.

Os sócios Kennedy Anderson Pereira Gonçalves e Bruno Luiz Cardoso Pinati atuam pela estudante.

Leia a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.