MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ recebe denúncia contra desembargadora acusada de vender decisões
TJ/BA

STJ recebe denúncia contra desembargadora acusada de vender decisões

Corte Especial reconheceu justa causa para ação penal, prorrogando o afastamento da desembargadora Sandra Inês Azevedo.

Da Redação

quarta-feira, 6 de novembro de 2024

Atualizado às 15:47

A Corte Especial do STJ recebeu denúncia apresentada pelo MPF contra a desembargadora Sandra Inês Azevedo e outros envolvidos, acusados de participar de uma organização criminosa que negociava decisões judiciais em favor de interesses privados. A decisão também prorrogou o afastamento da desembargadora por um ano, diante da gravidade das acusações.

A denúncia apresentada pelo MPF atribui à desembargadora Sandra Inês, juntamente com seu filho Vasco Rusciolelli, a constituição e integração de uma organização criminosa voltada à venda de decisões judiciais.

Segundo a representante do MPF, que sustentou na tribuna, Sandra e Vasco teriam se associado a produtor rural Nelson José Vigolo, ao advogado Vanderlei Chilante e ao colaborador e advogado Júlio César Cavalcante para negociar decisões judiciais favoráveis a interesses específicos no TJ/BA.

A organização criminosa, de acordo com o MPF, “visava legitimar a posse e propriedade de terras no oeste da Bahia” e utilizava práticas ilícitas semelhantes às do grupo de Adailton Maturino, envolvido em casos anteriores da mesma operação.

O MPF detalhou que a organização atuava na defesa dos interesses da empresa Bom Jesus Agropecuária, de propriedade de Nelson Vigolo, e que, para isso, ofereceu à desembargadora uma vantagem ilícita de R$ 4 milhões, fracionada em pagamentos para dificultar o rastreamento dos valores.

Em troca, a desembargadora teria proferido decisões favoráveis à empresa em ao menos três ocasiões, em um agravo de instrumento e dois mandados de segurança.

Conforme a denúncia, o colaborador Júlio César atuava como intermediador entre o advogado Vanderlei Chilante e o produtor rural Nelson Vigolo. Ele era responsável por negociar os detalhes das decisões a serem proferidas e pelo pagamento à desembargadora e aos demais integrantes.

 (Imagem: Flickr CNJ)

STJ recebe denúncia contra desembargadora do TJ/BA por corrupção.(Imagem: Flickr CNJ)

Justa causa

O relator Og Fernandes, ao fundamentar a decisão, destacou que o conjunto probatório apresentado pelo MPF é consistente e preenche os requisitos legais de justa causa, possibilitando a abertura da ação penal. S. Exa.ressaltou a seriedade das acusações que “interagem efetivamente com o exercício da função jurisdicional”, tornando incompatível a permanência da desembargadora no exercício de suas funções enquanto a ação penal está em curso.

Além disso, o ministro reforçou que a denúncia apresentou evidências sólidas da participação da desembargadora no esquema, com detalhes sobre as reuniões e negociações, incluindo as minutas das decisões judiciais que Sandra Inês teria recebido e revisado para atender aos interesses ilícitos do grupo.

Segundo a denúncia, “a desembargadora Sandra Inês não apenas aceitou a promessa de vantagem como de fato proferiu decisões judiciais negociadas em pelo menos três ocasiões”.

Assim, o colegiado recebeu a denúncia contra os acusados, e também determinou a prorrogação do afastamento da desembargadora por mais um ano, fundamentando que o exercício da função judicante é incompatível com as graves imputações que pesam contra ela. 

  • Processo: Inq 1.660

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA