MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Livro destaca legado de Márcio Thomaz Bastos no avanço da Justiça
"O ministro que mudou a Justiça"

Livro destaca legado de Márcio Thomaz Bastos no avanço da Justiça

Livro será lançado na Faculdade de Direito da USP, no dia 28 de novembro, às 18h30.

Da Redação

sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Atualizado às 16:05

O livro "O Ministro que Mudou a Justiça", organizado por Celso Vilardi, Maíra Salomi, Mario Cesar Carvalho, Pierpaolo Cruz Bottini, Sônia Ráo e Tonico Galvão, revisita as transformações promovidas por Márcio Thomaz Bastos durante sua gestão como ministro da Justiça. Com lançamento marcado para o dia 28 de novembro, às 18h30, na Faculdade de Direito da USP, a obra reúne artigos que destacam a ampliação do conceito de justiça no Brasil.

Márcio Thomaz Bastos, que também presidiu a OAB durante a ditadura e participou da Constituinte e do impeachment de Fernando Collor, é lembrado por ter reformado o ministério da Justiça de maneira inédita desde a década de 1930. Durante sua gestão, fortaleceu a Polícia Federal, com a implementação de grandes operações, e foi peça-chave na criação do CNJ, primeiro órgão de fiscalização do Judiciário.

Ele também sistematizou o combate à lavagem de dinheiro por meio do Coaf, articulou acordos internacionais contra o crime transnacional, reformou a política de defesa da concorrência e coordenou a homologação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, uma área equivalente ao tamanho de Portugal e Bélgica juntas.

No prefácio do livro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressalta a visão democrática de Thomaz Bastos, que transformou o ministério da Justiça em um "ministério da Cidadania". Lula destaca que o legado do ex-ministro continuará a inspirar futuras gerações na busca por um Brasil mais justo e igualitário.

 (Imagem: Divulgação)

Livro "O Ministro que Mudou a Justiça" será lançado nesta semana.(Imagem: Divulgação)

Os artigos reunidos na obra foram escritos por especialistas que participaram diretamente das reformas promovidas por Márcio Thomaz Bastos. Paulo Lacerda analisa a reforma da Polícia Federal, enquanto Pierpaolo Cruz Bottini, Sérgio Renault e Beto Vasconcelos relatam a aprovação da reforma do Judiciário. Antenor Pereira Madruga e Carolina Yumi de Souza abordam a política de combate à lavagem de dinheiro e cooperação internacional, e Arthur Sanches Badin explica a modernização da política de concorrência.

Outros textos exploram a atuação de Thomaz Bastos na OAB durante a ditadura e sua defesa dos Direitos Humanos, com contribuições de Antonio Cláudio Mariz de Oliveira, Dora Cavalcanti e Augusto de Arruda Botelho.

O evento de lançamento será realizado na Faculdade de Direito da USP, no Largo São Francisco, e incluirá um bate-papo com os organizadores, seguido de uma sessão de autógrafos.

Publicado pela editora Civilização Brasileira, o livro tem 192 páginas e será vendido por R$ 79,90.

A obra é um convite para revisitar uma gestão que, em apenas quatro anos, tornou o funcionamento das instituições brasileiras mais transparente e democrático.

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista