MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Moraes flexibiliza cautelar para que Anderson Torres cuide da mãe com câncer
Autorização

Moraes flexibiliza cautelar para que Anderson Torres cuide da mãe com câncer

Ministro permitiu deslocamentos entre residências e hospital, mas manteve outras restrições.

Da Redação

domingo, 24 de novembro de 2024

Atualizado em 27 de novembro de 2024 14:54

Ministro Alexandre de Moraes flexibilizou medida cautelar que determinava o recolhimento domiciliar noturno e nos finais de semana do ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, permitindo que ele acompanhe o tratamendo da mãe contra o câncer.

A decisão provisória, proferida neste sábado, 23, autoriza Anderson Torres a deslocar-se exclusivamente entre sua residência, localizada no Lago Sul, em Brasília, e a casa de sua mãe, no Lago Norte, ou para acompanhá-la ao hospital onde está internada.

A defesa de Anderson Torres havia solicitado na quinta-feira, 21, a revogação da medida cautelar de recolhimento noturno e aos finais de semana, alegando que a mãe, de 70 anos, do ex-ministro "sofre de enfermidade gravíssima e incurável (câncer)" e que seu pai, com 73 anos, não consegue cuidar dela sozinho devido à idade avançada.

 (Imagem: FATIMA MEIRA/Agencia Enquadrar/Folhapress)

Anderson Torres teve cautelares flexibilizadas para cuidar da mãe com câncer.(Imagem: FATIMA MEIRA/Agencia Enquadrar/Folhapress)

Flexibilização

Na decisão, Moraes enfatizou que a suspensão do recolhimento noturno e aos finais de semana é temporária e que as demais medidas cautelares impostas a Torres continuam válidas.

"A excepcionalidade da situação posta autoriza a flexibilização da cautelar de monitoramento eletrônico, para que o réu possa prestar auxílio à sua mãe nos cuidados necessários ao tratamento de sua saúde", afirmou o ministro.

Entre essas medidas estão:

  • Proibição de sair do Distrito Federal;
  • Uso de tornozeleira eletrônica;
  • Afastamento do cargo de delegado da Polícia Federal até decisão posterior do STF;
  • Obrigação de comparecer semanalmente à vara de execuções penais do Distrito Federal;
  • Entrega e cancelamento de passaportes;
  • Suspensão do porte de armas, incluindo a arma funcional;
  • Proibição de utilizar redes sociais e de manter contato com outros investigados.

O ministro relembrou que as medidas cautelares foram impostas devido à gravidade das acusações que envolvem associação criminosa, tentativa de abolição violenta do Estado democrático de direito e golpe de Estado.

Prisão

Torres foi preso em janeiro de 2023, acusado de omissão em sua função de secretário de Segurança Pública do DF durante os ataques golpistas de 8 de janeiro daquele ano, quando o governo de Ibaneis Rocha enfrentou grave crise de segurança pública.

Na data dos ataques, Torres estava nos Estados Unidos. Em maio de 2023, Moraes concedeu liberdade provisória ao ex-ministro, impondo medidas cautelares.

Veja a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA