MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TRF-5: Federação sindical não tem legitimidade em ação contra a Buser
Transporte

TRF-5: Federação sindical não tem legitimidade em ação contra a Buser

Colegiado anulou a sentença que declarava irregular o modelo de intermediação de transporte coletivo praticado pela Buser e extinguiu o processo sem resolução de mérito.

Da Redação

sábado, 30 de novembro de 2024

Atualizado em 25 de novembro de 2024 14:23

O TRF da 5ª região anulou a sentença que declarava irregular o modelo de intermediação de transporte coletivo praticado pela Buser e extinguiu o processo sem resolução de mérito. A decisão foi tomada pela 4ª turma, sob relatoria do desembargador Federal Manoel de Oliveira Erhardt, que reconheceu a ilegitimidade da Fetralse - Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados de Alagoas e Sergipe para atuar como substituta processual na ação.

Segundo o colegiado, a federação não demonstrou inexistência de sindicatos representativos em sua área de abrangência, como exigido pela jurisprudência.

A Fetralse ajuizou a ação coletiva alegando que o modelo de negócios da Buser, uma plataforma digital que conecta passageiros a empresas de fretamento, desrespeita normas regulatórias de transporte rodoviário.

A sentença acolheu parcialmente o pedido, declarando a atividade da Buser irregular e determinando que a ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres adotasse medidas para suspender a prestação dos serviços.

A Buser recorreu, argumentando que sua atividade não se configura como transporte coletivo regular, mas sim como intermediação tecnológica. A empresa destacou que as viagens contratadas via plataforma seguem todas as regulamentações aplicáveis ao fretamento eventual, sendo realizadas por empresas devidamente autorizadas pelos órgãos competentes.

A Buser também apontou que a Fetralse não tinha legitimidade para ajuizar a ação, por não ser sindicato nem representar diretamente os interesses dos consumidores.

 (Imagem: Evandro Leal/Agência Enquadrar/Folhapress)

Federação sindical não tem legitimidade em ação contra a Buser.(Imagem: Evandro Leal/Agência Enquadrar/Folhapress)

A ANTT também apresentou recurso, afirmando não ser responsável por regular ou fiscalizar empresas de tecnologia, além de defender que não houve omissão de sua parte em relação à fiscalização das empresas de transporte envolvidas. A agência ainda solicitou a exclusão da obrigação de pagamento de honorários advocatícios, alegando sucumbência mínima.

Ao analisar os recursos, o TRF-5 reafirmou a jurisprudência do STF e do STJ de que federações sindicais só possuem legitimidade ativa em caráter subsidiário, ou seja, na ausência de sindicatos representativos. No caso, a Fetralse não comprovou a inexistência de sindicatos na circunscrição territorial em questão, nem justificou a atuação em nome das empresas de transporte.

Com base nesses argumentos, o Tribunal acolheu a apelação da Buser, anulou a sentença e extinguiu o processo sem resolução de mérito. Consequentemente, o recurso da ANTT foi considerado prejudicado.

O Buril, Tavares & Holanda Advogados participou do processo, representando a ABRAFREC - Associação Brasileira de Fretadores Colaborativos, que interveio como amicus curiae.

  • Processo: 0806244-77.2019.4.05.8500

Acesse o acórdão.

Buril, Tavares & Holanda Advogados

Patrocínio

Patrocínio

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA