MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ameaças à democracia não podem passar em branco, afirma Michel Saliba
Ataques

Ameaças à democracia não podem passar em branco, afirma Michel Saliba

Advogado defendeu apuração rigorosa e punição por plano contra democracia.

Da Redação

sexta-feira, 29 de novembro de 2024

Atualizado às 14:57

O advogado criminalista Michel Saliba comentou as acusações reveladas pela Polícia Federal, envolvendo um plano para assassinar o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro Alexandre de Moraes, do STF.

Saliba ressaltou que o caso, classificado como um atentado ao estado democrático de direito, deve estar sob apuração rigorosa.

"Eu avalio, primeiro, com preocupação. Mas vejo com a necessidade de se apurar com muito rigor, porque nós estamos diante de uma acusação gravíssima, que é atentar contra o estado democrático de direito [...] Eu entendo que a gravidade desse tipo de conduta não pode, e não vai, passar em branco."

O advogado vê com otimismo o curso das investigações.

"Confio na Procuradoria-Geral da República, confio no deslinde desse caso com a punição dos responsáveis, para que nós varramos, de uma vez por todas, qualquer ameaça à nossa democracia."

Saliba destacou que atos dessa natureza atentam contra toda a sociedade.

"Não há como sustentar, não há pano para esse tipo de situação. Nós não podemos amenizar condutas desse jaez, com essa gravidade, que atentam contra o estado democrático de direito e contra a sociedade brasileira, principalmente contra a cidadania, desde aquele mais humilde, né, até aquele mais endinheirado. Todos são vítimas disso."

Reconhecendo sua posição contrária ao uso indiscriminado de prisões cautelares, o advogado avaliou a necessidade de medidas específicas para este caso.

"Eu sou, desde sempre, um defensor de prisão cautelar mínima. Eu sou contra a decretação a granel, indiscriminada, de prisões cautelares, principalmente da prisão preventiva. Mas eu acho que há determinados casos em que não há outra saída. Há algumas figuras, sem nominar aqui, que, se você não mantê-las longe do convívio em sociedade, elas vão continuar a tramar, a conspirar."

Assista à entrevista completa:

Patrocínio

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...