MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Vinho "Putos", de Danilo Gentilli, é concorrência desleal com "Petrus"
Rótulo polêmico

Vinho "Putos", de Danilo Gentilli, é concorrência desleal com "Petrus"

Juíza reconheceu violação de marca e determinou indenização de R$ 50 mil, além de lucros cessantes a serem apurados.

Da Redação

terça-feira, 17 de dezembro de 2024

Atualizado em 18 de dezembro de 2024 07:58

A Justiça de São Paulo condenou as empresas responsáveis pela comercialização do vinho Putos, criado pelos humoristas Danilo Gentili, Diogo Portugal e Oscar Filho, por violação de marca ao renomado Petrus.

A decisão é da juíza de Direito Larissa Gaspar Tunala, da 1ª vara Empresarial e de Conflitos de Arbitragem de São Paulo/SP, ao concluir que a sátira ultrapassou os limites da liberdade criativa, configurando concorrência desleal e uso indevido da marca.

 (Imagem: Reprodução/Instagram)

Juíza condena vinho "Putos", de Danilo Gentili, por imitar rótulo e prestigiar marca Petrus, configurando concorrência desleal.(Imagem: Reprodução/Instagram)

Entenda o caso

A disputa envolvia o rótulo do vinho Putos, lançado pelos comediantes Danilo Gentili, Diogo Portugal e Oscar Filho, supostamente inspirado na prestigiada marca Petrus.

A Petrus alegou que o rótulo do vinho Putos reproduzia elementos distintivos do Petrus, como "a combinação e alternância de cores, o selo real em vermelho, as vinhas e a fonte gótica".

Defendeu que a sátira, além de diluir o prestígio da marca, trazia conotação comercial com a venda do produto.

As empresas produtoras do Putos negaram as acusações, argumentando que não havia possibilidade de confusão entre os produtos, já que os vinhos Putos são destinados a públicos distintos e possuem valores comerciais diferentes.

A defesa também sustentou que a palavra “Putos” possui significado cultural distinto em Portugal e que os rótulos apresentavam elementos originais, como caricaturas.

Decisão Judicial

A magistrada destacou, inicialmente, que a semelhança entre os rótulos era inequívoca, reconhecendo que a marca Putos se baseou na identidade visual do Petrus. Segundo a decisão.

"O rótulo do vinho Putos se inspirou na marca de vinho Petrus, tendo em vista que, ao compará-los, observa-se a existência de uma ‘releitura’.”

Além dos elementos visuais, a juíza enfatizou a similaridade entre os nomes, apontando que “os nomes Petrus e Putos são foneticamente similares, pois começam com a sonoridade da letra P e terminam com as sonoridades ‘OS’ e ‘US’.”

Ressaltou ainda que o uso do nome e do estilo do rótulo teve o objetivo deliberado de satirizar a marca original.

"Toda a promoção do Putos sempre teve como estratégia a referência à marca autora, de modo que o efeito carona resta suficientemente comprovado.”

Outro argumento foi o reconhecimento de que o vinho Putos não promove concorrência direta com o Petrus, em razão das diferenças de público e preço, mas que, ainda assim, ocorreu violação marcária.

A juíza afirmou que o ilícito estava configurado pelo aproveitamento indevido do prestígio da marca original, caracterizando concorrência desleal por “free riding”.

A decisão também afastou a defesa de liberdade de expressão artística, destacando que o uso comercial da sátira ultrapassou os limites legais.

"A liberdade de expressão não se estende a produtos comerciais, especialmente quando há diluição de marca e intenção de lucro às custas de seu prestígio.”

Ao final, a magistrada condenou as empresas a se absterem de importar, distribuir, comercializar e divulgar produtos com rótulos que constituam violação da marca Petrus, sob pena de multa diária.

Determinou ainda o pagamento de R$ 50 mil em indenização por danos morais e fixou os danos materiais na forma de lucros cessantes, a serem apurados em liquidação de sentença.

Leia a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...