MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Fachin concede domiciliar a mãe lactante presa preventivamente
Prisão

Fachin concede domiciliar a mãe lactante presa preventivamente

O vice-presidente do STF destacou a importância do convívio familiar para crianças menores de 12 anos.

Da Redação

quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

Atualizado às 11:45

O ministro Edson Fachin, vice-presidente do STF, concedeu prisão domiciliar a uma mulher presa em São José/SC desde novembro de 2022. Acusada de tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo, a mulher é mãe de três crianças menores de 12 anos, sendo uma delas um bebê de um ano e dois meses ainda em fase de amamentação.

A defesa recorreu ao STF após o STJ negar pedido semelhante. Argumentou que a mulher não possui antecedentes criminais, tem residência fixa e que a unidade prisional não dispõe de instalações adequadas para mães que amamentam. Acrescentou ainda que o pai das crianças também se encontra preso.

Ao deferir a liminar, o ministro Fachin fundamentou sua decisão no CPP, que prevê a substituição da prisão preventiva por domiciliar para mães com filhos menores de 12 anos, exceto em casos de crimes com violência ou grave ameaça, ou contra o próprio filho ou dependente.

 (Imagem: Carlos Moura/SCO/STF)

Para ministro Edson Fachin, os direitos da criança, assegurados pela Constituição Federal, devem prevalecer.(Imagem: Carlos Moura/SCO/STF)

O ministro também citou a jurisprudência do Supremo (HC 143.641), que prioriza o interesse das crianças e o direito ao convívio familiar.

Fachin considerou que manter a prisão preventiva em local inadequado para lactantes prejudica os direitos da criança, garantidos pela Constituição Federal e pela Convenção sobre os Direitos da Criança. A situação é agravada pela prisão do pai, aumentando a vulnerabilidade dos filhos, que ficam sem o apoio necessário para o desenvolvimento.

A decisão foi tomada pelo ministro Edson Fachin durante o plantão, no exercício da presidência do STF.

Confira aqui a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA