MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ nega liberdade a mulher acusada de vender alimentos vencidos
Fraude alimentícia

STJ nega liberdade a mulher acusada de vender alimentos vencidos

O presidente da Corte, ministro Herman Benjamin, rejeitou HC e destacou a necessidade de aguardar o julgamento do tribunal estadual antes de qualquer intervenção.

Da Redação

domingo, 12 de janeiro de 2025

Atualizado às 09:51

O presidente do STJ, ministro Herman Benjamin, indeferiu o pedido de habeas corpus impetrado em favor de uma mulher acusada de comercializar alimentos com data de validade vencida e adulterada no Rio de Janeiro.

Segundo o MP/RJ, a acusada integraria uma organização criminosa que vendia produtos alimentícios com informações falsas sobre a data de validade. Equipamentos utilizados para adulterar as informações dos fabricantes foram apreendidos no local das operações.

 (Imagem: Emerson Leal/STJ)

Ministro Herman Benjamin nega HC a mulher acusada de fraude alimentícia.(Imagem: Emerson Leal/STJ)

A defesa argumentou ao STJ que a decisão que decretou a prisão preventiva da acusada era genérica e abstrata, sem apresentar elementos concretos que justificassem a medida. Alegou também a nulidade da prisão em flagrante, devido a supostas irregularidades praticadas pela polícia durante a prisão.

O ministro Herman explicou que a Corte não poderia analisar o pedido, visto que o tribunal estadual ainda não havia julgado o mérito do HC impetrado. Até o momento, apenas a liminar requerida pela defesa havia sido negada. O ministro aplicou, por analogia, a súmula 691 do STF, que restringe a admissão de HC contra decisão de relator que indefere liminar na instância de origem.

Ao indeferir liminarmente o pedido, o presidente do STJ afirmou que a situação não justificava a intervenção prematura da Corte e que era necessário aguardar o esgotamento da jurisdição originária. 

Leia a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

SPENASSATTO ADVOGADOS
SPENASSATTO ADVOGADOS

SPENASSATTO SOCIEDADE DE ADVOGADOS

GONSALVES DE RESENDE ADVOGADOS

ATENDIMENTO IMEDIATO

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA