MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Especialista analisa crise sanitária no Guarujá e falta de saneamento
Saneamento

Especialista analisa crise sanitária no Guarujá e falta de saneamento

Identificação de norovírus em meio à crise sanitária reforça alerta sobre a urgência de investimentos em infraestrutura e fiscalização ambiental.

Da Redação

sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

Atualizado às 09:12

O surto de gastroenterite que atingiu o Guarujá, no litoral de SP, expôs os graves impactos do saneamento básico precário na saúde pública e no meio ambiente. Segundo a SES-SP - Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, amostras analisadas pelo Instituto Adolfo Lutz confirmaram a presença do norovírus, responsável por sintomas como náuseas, vômitos e diarreia.

Com mais de dois mil atendimentos registrados no município em dezembro, o aumento expressivo de casos foi classificado como surto pela pasta, enquanto cidades vizinhas, como Santos e Praia Grande, também registraram alta na procura por atendimento médico.

Segundo Larissa de Castro Coelho, advogada nos Núcleos de Ações Coletivas, Direito Ambiental e ESG da Nelson Wilians Advogados, a falta de infraestrutura adequada afeta diretamente a saúde pública e o meio ambiente.

"O despejo irregular de esgoto compromete ecossistemas essenciais, como manguezais e rios, além de tornar as praias impróprias para o banho. Isso impacta não só a biodiversidade local, mas também o turismo e a economia da região", alerta.

 (Imagem: Freepik)

Larissa de Castro Coelho, advogada da Nelson Wilians Advogados, analisa crise sanitária no Guarujá e falta de saneamento básico.(Imagem: Freepik)

Para a advogada, a responsabilidade é compartilhada entre sociedade, empresas e poder público. "A omissão das autoridades em garantir infraestrutura de saneamento pode ser configurada como negligência."

"Ao mesmo tempo, empreendimentos e moradores que despejam esgoto sem tratamento infringem a legislação ambiental. A solução passa por investimentos urgentes em coleta e tratamento de esgoto, fiscalização rigorosa e recuperação de áreas degradadas", reforça a especialista.

Segundo Larissa, o caso do Guarujá é mais um exemplo de como o descaso com saneamento básico prejudica não só a saúde da população, mas também a sustentabilidade das regiões costeiras. "Para reverter esse cenário, é essencial uma atuação conjunta que promova o desenvolvimento sustentável e mitigue os impactos socioambientais", completa.

Nelson Wilians Advogados

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...