MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Lula sanciona regulamentação da reforma tributária
Reforma tributária

Lula sanciona regulamentação da reforma tributária

Sanção foi aprovada na tarde desta quinta-feira, 16, durante evento no Palácio do Planalto.

Da Redação

quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

Atualizado em 17 de janeiro de 2025 12:58

Nesta quinta-feira, 16 de janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o PLC 68/24, que regulamenta a Reforma Tributária. O texto, aprovado pelo Congresso Nacional em dezembro de 2024, representa marco histórico na reestruturação do sistema tributário do país. Durante a solenidade no Palácio do Planalto, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o novo sistema entrará em vigor em 2027.

A nova legislação redefine a estrutura tributária ao consolidar cinco tributos (PIS, Cofins, ICMS, ISS e parte do IPI) em dois: a CBS - Contribuição sobre Bens e Serviços e o IBS - Imposto sobre Bens e Serviços.

Para Bernard Appy, secretário extraordinário da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, a mudança "simplifica o sistema, aumenta a eficiência, estimula o crescimento econômico, incentiva investimentos e fortalece a competitividade dos produtos nacionais".

Confira:

A regulamentação prevê isenção total de impostos para itens essenciais da cesta básica nacional, como arroz, feijão, carnes, farinha de mandioca, pão comum e outros alimentos básicos, incluindo café, leite e fórmulas infantis. 

Outra mudança significativa é a introdução do Imposto Seletivo, que incidirá sobre produtos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, como bebidas açucaradas. Em contrapartida, medicamentos foram incluídos na lista de itens com tributação reduzida, em resposta a demandas sociais por maior acessibilidade.

O projeto, apresentado pelo Governo Federal em dezembro passado, passou por ajustes na Câmara após análise do Senado. Por 324 votos favoráveis e 123 contrários, a proposta foi aprovada e segue agora para sanção presidencial. 

Vetos do presidente

O presidente Lula vetou alguns trechos do texto, sendo um dos principais o que isentava fundos de investimento e patrimoniais do pagamento dos impostos unificados previstos no novo modelo tributário. 

Além disso, foram vetadas propostas que excluíam a incidência do Imposto Seletivo sobre exportações de bens prejudiciais à saúde e ao meio ambiente e visavam pela criação da Escola de Administração Fazendária (Esaf) na estrutura do Ministério da Fazenda.

Ainda, trecho que concedia desconto de 60% em seguros para dispositivos furtados ou roubados, bem como para serviços de proteção e ressarcimento de transações bancárias indevidas decorrentes de furto, roubo ou sequestro também foi negado pelo presidente.

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.