MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Gilmar mantém preso motorista de Porsche que causou morte em acidente
Liberdade negada

Gilmar mantém preso motorista de Porsche que causou morte em acidente

Decisão se baseou na condução sob efeito de álcool e em alta velocidade, além de um histórico de infrações.

Da Redação

sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

Atualizado às 10:09

O ministro do STF, Gilmar Mendes, negou pedido de habeas corpus ao empresário Fernando Sastre de Andrade Filho, motorista que causou acidente no dia 31 de março, em Tatuapé/SP, enquanto dirigia Porsche em alta velocidade.

A decisão foi proferida pelo ministro Gilmar Mendes, que avaliou que a prisão preventiva não apresenta ilegalidade e se justifica diante do risco à ordem pública.

 (Imagem: Oslaim Brito/Thenews2/Folhapress)

STF mantém prisão preventiva de acusado de provocar acidente de trânsito com morte em SP.(Imagem: Oslaim Brito/Thenews2/Folhapress)

O caso

Fernando é investigado por homicídio doloso qualificado e lesão corporal gravíssima, após causar um acidente no dia 31 de março em Tatuapé/SP enquanto dirigia um Porsche em alta velocidade.

De acordo com a perícia, o motorista do carro de luxo estava em uma via de 50km/h, mas andava a cerca de 156,4 km/h quando bateu na traseira do carro de Ornaldo, um Renault Sandero.

O acidente causou a morte de um homem de 52 anos, Ornaldo Viana, motorista de aplicativo, e feriu outro, Marcus Rocha, que seria amigo do motorista e estava no banco do passageiro do Porsche.

Agora, a defesa argumentou que Fernando é réu primário, tem endereço fixo e cumpria medidas cautelares, como a proibição de dirigir e o pagamento de fiança de R$ 500 mil.

Alegou ainda que a prisão teria sido motivada pela repercussão midiática e que não há provas de que ele tentaria interferir na investigação.

HC negado

O relator do caso, ministro Gilmar Mendes, verificou que o motorista ficou desaparecido por três dias depois do acidente e que tinha recuperado o direito de dirigir (suspenso por grave infração de trânsito) 12 dias antes.

Também constatou que o prontuário de condutor de Fernando é comprometedor.

"O modus operandi do delito, praticado em veículo em alta velocidade e sob efeito de álcool, aliado ao histórico de condutor e às manifestações de astúcia do paciente logo após o crime, revela que não há manifesta ilegalidade a reclamar a concessão da ordem de ofício, razão por que é inviável a substituição da prisão preventiva por outras medidas."

Leia a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA