MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Moradora será indenizada por alagamento causado por obra da prefeitura
Escoamento bloqueado

Moradora será indenizada por alagamento causado por obra da prefeitura

Colegiado apontou que muro construído pela prefeitura bloqueou o escoamento da água.

Da Redação

terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

Atualizado às 08:07

A 9ª câmara de Direito Público do TJ/SP manteve decisão que determinou que município pague indenização de R$ 42,2 mil por danos materiais e R$ 10 mil por danos morais a mulher cuja casa foi alagada após fortes chuvas.

Colegiado reconheceu a falha na drenagem pública, comprovada por perícia, como causa do alagamento.

Conforme os autos, a prefeitura ergueu um muro que bloqueou o escoamento de águas pluviais nas proximidades da residência da mulher. Com a intensa precipitação na cidade, o imóvel foi inundado, resultando na destruição de diversos móveis.  

 (Imagem: Freepik)

Município indenizará mulher que teve casa alagada após chuvas.(Imagem: Freepik)

Ao analisar o recurso, o relator, desembargador Rebouças de Carvalho, destacou que, para a caracterização da responsabilidade civil do ente público, "é suficiente que se prove o dano sofrido e o nexo de causalidade entre a omissão/conduta atribuíveis ao Poder Público, ou aos que agem em seu nome, por delegação, e o aludido dano".

A perícia judicial confirmou a existência dos danos e apontou que o alagamento decorreu não apenas das chuvas, mas também da insuficiência do sistema de drenagem.

Segundo o laudo, "os sistemas estavam inoperantes, entupidos, com água parada, prejudicando-se e anulando-se sua atuação no escoamento das águas pluviais".

A municipalidade alegou que o volume de chuvas na época foi excepcionalmente alto e que a obstrução do escoamento teria sido agravada por terceiros.

Contudo, o colegiado rejeitou o argumento, ressaltando que a deficiência estrutural na drenagem já era reconhecida pelo próprio secretário de Obras do Município e que, mesmo após medidas adotadas pela administração, novos alagamentos ocorreram na residência da autora ao longo do processo.

Por fim, o colegiado determinou a manutenção da sentença, negando provimento ao recurso do município.

Leia a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...