MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ministra Daniela nega liberdade a motorista preso por acidente com 39 mortos em MG
Carreta e ônibus

Ministra Daniela nega liberdade a motorista preso por acidente com 39 mortos em MG

Decisão foi fundamentada na ausência de ilegalidade da prisão e na seriedade do caso, que sugere riscos à segurança e a possibilidade de homicídio doloso.

Da Redação

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

Atualizado às 20:57

Ministra Daniela Teixeira, do STJ, negou pedido de liberdade ao motorista preso preventivamente sob a acusação de homicídio, em razão de um grave acidente de trânsito que resultou na morte de 39 pessoas em Minas Gerais. Para a ministra, não houve flagrante ilegalidade na prisão que justificasse a concessão do habeas corpus.

O acidente ocorreu em 21/12/2024, na BR-116, em Teófilo Otoni/MG. De acordo com a investigação, um bloco de granito transportado pela carreta conduzida pelo motorista - agora acusado - desprendeu-se e atingiu um ônibus da empresa Emtram, que seguia para a Bahia. O impacto provocou a morte de adultos e crianças, além de deixar feridos graves.

A defesa do motorista alegou que a prisão preventiva foi decretada sem registro no sistema eletrônico do Judiciário e que ele já estava encarcerado há mais de 15 dias sem resposta aos pedidos de liberdade.

Os advogados sustentaram ainda que o acusado é réu primário, possui residência fixa e exerce atividade profissional lícita, o que afastaria a necessidade de sua manutenção na prisão.

A prisão foi fundamentada na gravidade do caso, com destaque para a evasão do local do acidente, o possível excesso de carga e velocidade, a ausência de conferência das condições do transporte e a suposta exaustão do condutor. Além disso, segundo os autos, há indícios de que o motorista teria feito uso de substâncias entorpecentes.

O TJ/MG já havia negado liminarmente o pedido da defesa, sob o argumento de que o caso era complexo e demandava esclarecimentos adicionais.

Diante da negativa, os advogados impetraram habeas corpus no STJ.

 (Imagem: Corpo de bombeiros Militar/MG)

Acidente entre carreta e ônibus em Teófilo Otoni/MG deixou mais de 30 mortos.(Imagem: Corpo de bombeiros Militar/MG)

Ao analisar o pedido, a ministra Daniela Teixeira reforçou que não havia ilegalidade evidente na prisão e que a análise do mérito deveria ser feita pelas instâncias inferiores.

"A concessão de habeas corpus por corte superior para garantir a soltura de pessoa presa encontra-se vinculada à comprovação clara e cristalina de que a prisão é ilegal ou desnecessária", destacou.

Outro ponto levantado foi a possibilidade de que a conduta do motorista configure homicídio doloso, caso fique demonstrado que ele assumiu o risco do resultado ao conduzir o veículo com excesso de peso e em condições inadequadas.

Diante desse contexto, a ministra indeferiu o habeas corpus e manteve a prisão preventiva do motorista, determinando que o caso siga seu trâmite regular na Justiça de Minas Gerais.

Veja a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...