MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ absolve acusado de tráfico por busca sem fundada suspeita
Prova ilícita

STJ absolve acusado de tráfico por busca sem fundada suspeita

Maioria do colegiado considerou que a fundada suspeita deve ser amparada por elementos subjetivos e concretos, não bastando atitudes sutis ou impressões subjetivas.

Da Redação

terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

Atualizado às 18:15

Por maioria, a 5ª turma do STJ absolveu acusado de tráfico de drogas e organização criminosa que havia sido preso em flagrante por provas obtidas em busca pessoal e domiciliar sem mandado judicial. Colegiado entendeu pela nulidade das provas, vez que a busca foi realizada sem fundada suspeita.

No caso, em abordagem policial, o acusado foi encontrado com revólver calibre 38 e cinco munições, além de 6,7g de maconha e um rolo de papel. Segundo a denúncia, ao ser questionado se possuía mais substâncias em seu domicílio, negou. Contudo, teria autorizado a entrada da PF em sua residência, sendo encontrados uma balança de precisão e 8 celulares.

Ao apresentarem depoimento, os policiais que realizaram a prisão alegaram que estavam em ronda quando encontraram o acusado, que apresentou atitude suspeita ao avistar a viatura, dando indícios de fuga.

Em 1ª instância, o juízo absolveu o acusado, considerando ilícitas as provas obtidas em busca pessoal e domiciliar, por terem sido realizadas com base apenas em atitude suspeita do acusado e histórico criminal, sem fundada suspeita.

Contudo, em sede recursal, o TJ/BA reformou a decisão, entendendo que o comportamento do réu e seu histórico criminal justificariam a fundada suspeita para a abordagem.

Já em decisão monocrática, ministro Ribeiro Dantas entendeu que a busca domiciliar foi realizada sem justa causa, determinando o restabelecimento da sentença que absolveu o acusado. A decisão ensejou recurso pelo MP/BA.

 (Imagem: Charles Sholl/Raw Image/Folhapress)

STJ absolve acusado de tráfico por busca pessoal e domiciliar sem fundada suspeita.(Imagem: Charles Sholl/Raw Image/Folhapress)

Sem fundada suspeita

Em sessão da 5ª turma do STJ nesta terça-feira, 11, o relator do caso, ministro Ribeiro Dantas, manteve entendimento no sentido de que a busca foi realizada somente com base em atitude suspeita do acusado, sem elementos objetivos que justificassem a medida.

Nesse sentido, destacou que a jurisprudência entende que a fundada suspeita deve ser amparada por elementos subjetivos e concretos, não bastando atitudes sutis ou impressões subjetivas dos agentes de segurança para que a busca seja realizada.

"A jurisprudência do STJ exige que a fundada suspeita seja amparada por circunstâncias subjetivas, não bastando atitudes sutis ou impressões subjetivas dos agentes de segurança. No caso, a busca foi realizada com base em atitude suspeita do réu, sem elementos objetivos que justificassem a medida, configurando nulidade das provas obtidas."

Com fundada suspeita

Em entendimento contrário, ministro Messod Azulay Neto defendeu que, no caso, a fundada suspeita é respaldada pela intenção de fuga demonstrada pelo acusado quando avistou a viatura. Assim, considerou inexistente a nulidade na busca domiciliar, entendendo pela condenação do acusado conforme decisão proferida pelo TJ/BA.

"Portanto, a meu ver, havia fundadas suspeitas para a abordagem policial, consistentes na atitude suspeita do acusado, que ao avistar a PF, fez menção de fugir, e segundo os policiais, deu indício de que estava escondendo alguma coisa."

Os ministros Joel Ilan Paciornik e Reynaldo Soares da Fonseca seguiram o relator, ficando vencidos os ministros Messod Azulay Neto e Daniela Teixeira.

Dessa forma, por maioria, o colegiado manteve a absolvição do acusado.

Patrocínio

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA