MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Embrapa assume uma das iniciativas sustentáveis do Programa ESG20+
Prática ESG

Embrapa assume uma das iniciativas sustentáveis do Programa ESG20+

Iniciativa do movimento ESG na Prática busca fortalecer a governança sustentável no Brasil.

Da Redação

terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

Atualizado às 11:47

Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária foi designada como entidade-membro efetiva do Conselho Permanente de Economia Circular e Cadeias Produtivas Sustentáveis, uma das frentes do Programa ESG20+, iniciativa que busca fortalecer a governança sustentável no Brasil.

A nomeação foi formalizada pela portaria 001/ESG20+, de 12/2/25, publicada pelo Instituto Global ESG, responsável pelo movimento ESG na Prática.

"A decisão posiciona a Embrapa como uma das protagonistas na implementação dos 20 princípios norteadores do ESG para o desenvolvimento sustentável, permitindo sua atuação transversal em diversos setores, desde inovação e tecnologias limpas até o combate ao greenwashing", afirmou o presidente do Instituto Global ESG e do movimento interinstitucional ESG na Prática, sócio-nominal da Arnone Advogados Associados, Alexandre Arnone.

A atuação da empresa junto ao conselho visa promover a reutilização de recursos, o uso racional de insumos e reduzir desperdícios, contribuindo para a descarbonização e a competitividade de modelos produtivos sustentáveis.

O diretor-executivo de Governança e Informação da Embrapa, Alderi Emídio de Araújo, celebrou o momento, afirmando que a empresa está alinhada com a iniciativa e que a produção de alimentos deve estar baseada em princípios de sustentabilidade.

"Temos a honra de nos associar ao movimento com esse compromisso: Um compromisso de construirmos um mundo melhor, um mundo em que a gente possa viver com segurança", disse.

A Embrapa também terá participação consultiva em todos os Conselhos Permanentes do programa, garantindo que a ciência e a pesquisa agropecuária contribuam de maneira estratégica para a formulação de políticas públicas e certificações ESG.

Além disso, a Embrapa poderá desenvolver e validar metodologias, métricas e certificações ESG para setores estratégicos, contribuindo para a construção de instrumentos normativos e regulamentares, bem como para o aprimoramento das práticas sustentáveis no Brasil e no cenário global.

 (Imagem: Divulgação/Maévia Rodrigues - Instituto Global ESG)

Alexandre Arnone e Sóstenes Marchezine.(Imagem: Divulgação/Maévia Rodrigues - Instituto Global ESG)

20 princípios norteadores para o desenvolvimento sustentável

A Embrapa assinou um protocolo de engajamento dos 20 princípios norteadores para o desenvolvimento sustentável, uma estrutura que orientará o Marco Regulatório ESG no Brasil, conhecido como Programa ESG20+. Os 20 princípios norteadores do ESG nasceram com o objetivo de valorizar o legado de Kofi Annan e celebrar o período de 2004 a 2024.

O Programa ESG20+ tem como visão dar continuidade a este legado, com a implementação prática do ESG entre os anos de 2025 a 2045, fazendo parte de um compromisso de convergência entre instituições e setores para o alcance do desenvolvimento sustentável, a proteção ambiental, a promoção da justiça social e o fomento da governança institucional público-privada.

"A participação da Embrapa engrandece e reforça o movimento que já conta com o diálogo, a sinergia e a parceria em múltiplas formas de mais de uma centena de entidades, instituições, empresas, especialistas, acadêmicos e personalidades diversas", destacou o vice-presidente do Instituto Global ESG, cofundador do movimento interinstitucional ESG na Prática e sócio-diretor da Arnone Advogados Associados, Sóstenes Marchezine.

 (Imagem: Divulgação/Maévia Rodrigues - Instituto Global ESG)

Embrapa assume Conselho de Cadeias Produtivas Sustentáveis do Programa ESG20+.(Imagem: Divulgação/Maévia Rodrigues - Instituto Global ESG)

Integração multissetorial

O Programa ESG20+ se estrutura como um modelo de governança colaborativa, promovendo a convergência entre diferentes setores e organizações.

A iniciativa conta com o apoio de entidades como a Frente Parlamentar ESG na Prática do Congresso Nacional, a Comissão Permanente de Sustentabilidade e de Responsabilidade Social do CNJ e a CNODS - Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, entre outras instituições nacionais e internacionais.

Confira os documentos:

Arnone Advogados Associados

Patrocínio

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...