MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Moraes ironiza ataques de Bolsonaro em 2021: "palavras carinhosas"
7 de setembro

Moraes ironiza ataques de Bolsonaro em 2021: "palavras carinhosas"

Ministro relembra discurso do ex-presidente no 7 de Setembro e afirma que ele declarou publicamente que não cumpriria decisões judiciais.

Da Redação

quarta-feira, 26 de março de 2025

Atualizado às 12:03

Durante sessão da 1ª turma do STF nesta terça-feira, 25, o ministro Alexandre de Moraes relembrou com ironia de declarações feitas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro durante a manifestação de 7 de setembro de 2021, na Avenida Paulista.

À época, Bolsonaro atacou diretamente o magistrado, chamando-o de “canalha” e afirmando que não mais cumpriria decisões do STF.

“Em 7 de setembro de 2021, todos se recordam, na Avenida Paulista, que o então presidente Jair Bolsonaro, após algumas palavras carinhosas em relação à minha pessoa, disse que a partir daquele momento não cumpriria mais ordem judicial”, declarou Moraes.

O contexto citado por Moraes remonta ao comício promovido por apoiadores do governo, quando Bolsonaro elevou o tom contra o Supremo.

Em discurso inflamado, o ex-mandatário afirmou: “Só saio preso, morto ou com a vitória. Quero dizer aos canalhas que nunca serei preso.”

Ele também declarou que “qualquer decisão do Alexandre de Moraes, esse presidente não mais cumprirá”, além de incitar o ministro a “pedir para sair” e o acusar de “oprimir e censurar o povo brasileiro”.

Denúncia

O discurso de 2021 voltou à tona nesta semana, no julgamento da 1ª turma do STF que analisa a denúncia da PGR contra Bolsonaro e outros acusados por tentativa de golpe de Estado.

O processo é analisado em três sessões e pode resultar na abertura de uma ação penal contra o ex-presidente e outros envolvidos.

Na denúncia, a PGR sustenta que Bolsonaro integra o chamado “núcleo crucial” do grupo que teria planejado e articulado uma ruptura institucional com o objetivo de impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.

Entre os elementos reunidos estão reuniões, documentos e manifestações públicas que, segundo o órgão acusador, demonstram a tentativa deliberada de subverter o resultado das urnas.

O julgamento começou com a leitura do relatório do caso e seguirá com as sustentações orais das partes. Após essa fase, os ministros da 1ª Turma irão votar se aceitam ou não a denúncia.

Caso o colegiado decida pelo recebimento, Bolsonaro e os demais denunciados se tornarão réus em processo criminal perante o STF.

Patrocínio

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...