MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Livro de Stephen Breyer sobre Suprema Corte é lançado no Brasil
Lançamento

Livro de Stephen Breyer sobre Suprema Corte é lançado no Brasil

Ministro Barroso assina prefácio da versão brasileira de obra de ministro aposentado da Suprema Corte norte-americana.

Da Redação

quinta-feira, 3 de abril de 2025

Atualizado às 17:55

A Editora Migalhas, em parceria com o Congresso em Foco, lançou nesta quarta-feira, 2, a edição em português do livro "A Autoridade da Suprema Corte e o Perigo da Política", de Stephen Breyer, ministro aposentado da Suprema Corte dos Estados Unidos. O evento de lançamento foi realizado na Biblioteca do STF, em Brasília, e contou com a presença de autoridades e juristas, incluindo o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso.

A obra foi traduzida por Georges Abboud, Gabriel Teixeira e Gustavo Vaughn e tem como objetivo ampliar o acesso ao pensamento jurídico norte-americano, promovendo reflexões sobre os desafios enfrentados pelas Supremas Cortes em contextos de polarização política.

Barroso participa do lançamento e assina o prefácio

O livro conta com prefácio do ministro Barroso, que também participou da cerimônia de lançamento. Em seu discurso, ele destacou a importância do respeito às instituições democráticas e da harmonia entre os Poderes. “As Supremas Cortes devem ser apreciadas em seu conjunto, mesmo quando, eventualmente, não se concorde com determinadas decisões”, afirmou.

Barroso elogiou a abordagem criteriosa de Breyer sobre a relação entre a Suprema Corte dos EUA e o cenário político, ressaltando a importância da independência do Judiciário. “A opinião popular nem sempre reflete a decisão correta. Nessas situações, é fundamental que os juízes tenham coragem para fazer o que é certo”, completou.

Também prestigiaram o evento os ministros do STF Dias Toffoli e Cristiano Zanin, entre outras autoridades.

Stephen Breyer e o constitucionalismo norte-americano

Stephen Breyer atuou por mais de 28 anos na Suprema Corte dos Estados Unidos, tendo sido nomeado em 1994 pelo então presidente Bill Clinton. Aposentou-se em 2022 e atualmente leciona direito administrativo na Universidade de Harvard.

Na obra, Breyer revisita decisões históricas da Suprema Corte norte-americana, como Marbury v. Madison, Brown v. Board of Education e Dred Scott v. Sandford. O autor reconhece erros judiciais ao longo da história, mas defende que a autoridade da Corte reside na confiança pública em sua imparcialidade e seriedade — não na força física ou econômica.

 (Imagem: Migalhas/Redação)

Livro foi lançado no STF.(Imagem: Migalhas/Redação)

Tradução e debate jurídico no Brasil

Os tradutores da obra destacaram que a decisão de traduzi-la também foi política, no sentido de contribuir para o debate jurídico nacional sobre os limites entre o Judiciário e a política. “Foi interessante traduzir o livro justamente agora, porque a gente traz uma perspectiva de fora para um assunto que também é relevante para o Brasil”, explicou Gabriel Teixeira. “Nos últimos cinco ou seis anos, esse debate tem ganhado espaço tanto na academia quanto na vida jurídica prática.”

Assista ao discurso:

Para Gustavo Vaughn, a tradução busca democratizar o acesso a obras de referência estrangeira. “É fundamental que estudantes brasileiros tenham acesso a textos do common law, como os de Stephen Breyer”, afirmou.

Reflexões sobre o papel das instituições

No prefácio, Barroso descreve a obra como “uma pequena joia” e enfatiza que decisões judiciais, mesmo que impopulares, não devem ser motivo para descredibilizar as instituições. O livro propõe que, em casos de alta sensibilidade política, as Supremas Cortes adotem uma postura minimalista, evitando decisões com efeitos institucionais prolongados.

A edição brasileira busca contribuir para a reflexão sobre a atuação das Cortes constitucionais e sua legitimidade democrática em cenários marcados por tensões políticas e institucionais.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA