MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF: Ex-assessor de Bolsonaro é multado por postagem de advogado
Multa

STF: Ex-assessor de Bolsonaro é multado por postagem de advogado

Filipe Martins está impedido de usar redes sociais.

Da Redação

terça-feira, 8 de abril de 2025

Atualizado às 07:27

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, impôs uma multa de R$ 20 mil a Filipe Martins, ex-assessor de assuntos internacionais de Jair Bolsonaro, envolvido na investigação da trama golpista. A penalidade decorre da aparição de Martins em um vídeo divulgado nas redes sociais pelo seu advogado, Sebastião Coelho. Desde o ano passado, após sua libertação e a imposição de medidas cautelares, Martins estava proibido de utilizar plataformas digitais.

Além da multa, Moraes determinou que Martins forneça esclarecimentos, em até 24 horas, sobre a publicação. "Aplico multa de R$ 20 mil pela referida postagem no perfil @desembargadorsebastiaocoelho, na plataforma Instagram, e determino que o denunciado preste esclarecimentos, no prazo de 24 horas, sobre as razões do desrespeito, sob pena de imediata conversão das medidas cautelares em prisão", decidiu o ministro.

O vídeo em questão foi publicado no perfil do advogado no Instagram. Na gravação, Coelho relata sua ida ao fórum de Ponta Grossa/PR, cidade onde reside Filipe Martins, para acompanhá-lo na apresentação semanal à Justiça, conforme determinação de Moraes. Durante o vídeo, Martins permanece em silêncio, com os braços cruzados. O advogado classifica a apresentação, realizada todas as segundas-feiras, como um "absurdo" e alega que a medida foi imposta para "desfazer uma prisão por fato inexistente".

hasIntagram

Em agosto do ano passado, após seis meses de prisão preventiva, Moraes determinou a soltura de Martins, convertendo a detenção em medidas cautelares, incluindo o comparecimento semanal à Justiça, a proibição de deixar o país e a restrição ao uso de redes sociais.

Filipe Martins e outros cinco denunciados, pertencentes ao núcleo 2 da trama golpista, serão julgados nos dias 22 e 23 deste mês pela 1ª turma do STF. O julgamento definirá se eles se tornarão réus pelas acusações de promover ações para "sustentar a permanência ilegítima" de Bolsonaro no poder.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...