MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Comissão de Segurança do Senado aprova porte de arma para advogados
Defesa pessoal

Comissão de Segurança do Senado aprova porte de arma para advogados

Regulamentação ficará a cargo da OAB, com requisitos específicos para a concessão do porte.

Da Redação

quarta-feira, 9 de abril de 2025

Atualizado às 10:32

A Comissão de Segurança Pública do Senado aprovou o projeto de lei que autoriza o porte de arma de fogo para advogados em todo o território nacional.

O PL 2.734/21, de autoria do senador Flávio Bolsonaro, recebeu parecer favorável do relator, senador Alessandro Vieira, e agora será analisado pela CCJ.

Segundo o relator, a proposta assegura aos advogados um meio eficiente de proteção pessoal, além de estabelecer tratamento isonômico com membros do Judiciário e do Ministério Público, que já possuem essa prerrogativa.

"A previsão do porte de arma de fogo aos advogados, além de assegurar um eficiente meio para a proteção pessoal desses profissionais, equipara-os aos membros do Judiciário e do Ministério Público."

O texto aprovado modifica tanto o Estatuto da Advocacia quanto o Estatuto do Desarmamento, garantindo aos profissionais regularmente inscritos na OAB o direito ao porte de arma para defesa pessoal. A regulamentação caberá ao Conselho Federal da OAB.

O relator também acolheu parcialmente emenda do senador Sergio Moro, que estabelece como suficiente o comprovante de exercício regular da advocacia, emitido pela OAB, para demonstrar a efetiva necessidade do porte.

 (Imagem: Freepik)

Comissão de Segurança Pública do Senado aprova porte de arma de fogo aos advogados para defesa pessoal.(Imagem: Freepik)

A emenda ainda condiciona o direito ao cumprimento dos demais requisitos legais e proíbe o ingresso armado em locais como fóruns, tribunais, presídios e outros estabelecimentos com normas próprias de segurança.

Outra emenda acolhida, do senador Fabiano Contarato, exige comprovação da capacidade técnica e da aptidão psicológica para manuseio da arma.

Ao justificar a proposta, Flávio Bolsonaro afirmou que advogados lidam com conflitos delicados, envolvendo liberdade, patrimônio e família, o que pode gerar ameaças à sua integridade física. Ele mencionou dados da OAB apontando que 80 advogados foram assassinados entre 2016 e 2019.

"Nessas situações, o porte de arma de fogo daria ao advogado uma chance de se defender de uma injusta agressão e de tentar salvar sua vida", declarou.

O substitutivo de Alessandro Vieira unificou o PL 2.734/21 com o PL 2.530/24, do senador Cleitinho, que trata do mesmo tema, mas de forma mais sucinta.

A versão final aproveita o modelo mais direto da proposta de Cleitinho e a técnica legislativa do projeto de Flávio Bolsonaro, promovendo alterações nas duas leis.

Para Cleitinho, a concessão do porte aos advogados é justa, considerando que magistrados e membros do MP já dispõem desse direito. Alessandro Vieira, em seu relatório, concordou com os argumentos de ambos os senadores.

Sergio Moro ressaltou que a proposta não concede automaticamente o porte a todos os advogados, mas apenas abre essa possibilidade, mediante o cumprimento de exigências legais. "Não imagino que haverá uma corrida de 1 milhão de advogados; certamente apenas aqueles que se interessarem em ter o porte de arma", pontuou. Ele também reforçou que a proposta não autoriza o ingresso armado em locais como fóruns e presídios.

Com a aprovação do PL 2.734/2021, o PL 2.530/2024 foi considerado prejudicado.

Informações: Agência Senado

Patrocínio

Patrocínio

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA