MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. MPF e Governo Federal firmam acordo para combate à corrupção
Atuação em conjunto

MPF e Governo Federal firmam acordo para combate à corrupção

Acordo estabelece atuação conjunta na negociação de acordos de leniência com empresas envolvidas em corrupção.

Da Redação

sábado, 26 de abril de 2025

Atualizado às 17:48

Na última sexta-feira, 25, o MPF, a AGU e a CGU assinaram um acordo de cooperação técnica para atuação conjunta em negociações e acompanhamentos de acordos de leniência com empresas que praticaram condutas ilícitas. A iniciativa busca garantir segurança jurídica, colaborando para o melhor adimplemento dos acordos celebrados.

O documento foi assinado pelos ministros Jorge Messias e Vinícius Marques de Carvalho, da AGU e CGU, e pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco, durante cerimônia oficial.

"Estamos unindo esforços na agenda de combate à corrupção, de defesa da integridade e de defesa do patrimônio público", destacou Jorge Messias.

 (Imagem: Renato Menezes/AscomAGU)

MPF e Governo Federal atuarão em conjunto em acordos de leniência.(Imagem: Renato Menezes/AscomAGU)

Instrumento de combate à corrupção

O acordo de leniência é um mecanismo que permite que empresas que cometeram ilícitos colaborem com as investigações, facilitem o acesso a documentos que comprovem as irregularidades, adotem medidas de compliance e ressarçam os cofres públicos.

Em contrapartida, recebem benefícios, como a redução de sanções e a possibilidade de manter contratos com o poder público, caso cumpram integralmente as cláusulas pactuadas.

Segundo o ministro da AGU, apesar dos avanços no combate à corrupção, "a vigilância ainda é a melhor saída", e a atuação coordenada entre AGU, CGU e MPF deve resultar em um "expressivo retorno financeiro aos cofres públicos".

Trabalho conjunto

O acordo assinado estabelece um fluxo de comunicação: sempre que uma empresa manifestar interesse em firmar o acordo de leniência, os três órgãos serão imediatamente informados para que possam atuar de forma integrada.

A metodologia prevê também a troca de informações e o compartilhamento de provas de forma segura, respeitando o sigilo e a proteção dos colaboradores.

Outro ponto relevante é a definição conjunta de metodologias para o cálculo de multas, valores de ressarcimento e parâmetros para avaliação dos programas de integridade implementados pelas empresas signatárias.

O termo de cooperação terá vigência inicial de cinco anos, podendo ser prorrogado conforme a necessidade.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...