MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. O Judiciário escuta? Intérprete destaca importância das Libras
Acessibilidade

O Judiciário escuta? Intérprete destaca importância das Libras

Denise Perissini destaca que Brasil tem mais de 10 milhões de pessoas surdas.

Da Redação

sexta-feira, 2 de maio de 2025

Atualizado às 06:50

Garantir o acesso pleno à Justiça é um dever do Estado - e isso inclui assegurar a comunicação entre o Judiciário e os cidadãos surdos. Nesse cenário, o trabalho de intérpretes de Libras é essencial para promover a inclusão e a cidadania. A intérprete Denise Perissini, que também é psicóloga especializada em psicologia jurídica, compartilhou, em entrevista ao Migalhas, detalhes sobre sua trajetória e os desafios dessa atuação.

Confira:

O interesse pela Língua Brasileira de Sinais nasceu cedo para Denise. Sem ter surdos na família, ela conta que sempre foi fascinada pela comunicação visual: "Eu sempre via os surdos conversando. Ficava vidrada, olhando. Um dia eu queria chegar nisso." Movida pela paixão, buscou formação e se especializou.

Atuar como intérprete no Judiciário, ela explica, é um direito fundamental da população. "O surdo, vítima ou testemunha, precisa ter pleno acesso à Justiça. Muitas vezes, é uma questão de dignidade. Sem intérprete, provas importantes podem ser perdidas, como já vi acontecer."

Apesar da relevância da função, Denise destaca que a realidade da remuneração ainda é desafiadora. Como o pagamento geralmente é arbitrado pela Justiça ou depende da Defensoria Pública, os valores podem ser baixos e os recebimentos, demorados. "Se eu colocar na ponta do lápis, em termos materiais, muitas vezes eu não saio de casa. Já recusei convites por conta disso", desabafa.

A intérprete também chama atenção para a necessidade de mais valorização da Libras no Brasil.

"Temos 10 milhões de surdos no país. É muito mais provável encontrar um surdo do que um estrangeiro que fale inglês. Ainda assim, a Libras não é priorizada nos currículos escolares. Isso precisa mudar."

Com a força de suas mãos e a sensibilidade do olhar, Denise exemplifica o impacto de uma comunicação acessível e humana no sistema de Justiça. Para ela, Libras é mais do que uma língua: é cidadania.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...