MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Exigência de diploma para intérprete de Libras em união civil é indevida
Inclusão

Exigência de diploma para intérprete de Libras em união civil é indevida

Decisão reconheceu que lei permite atuação de intérpretes de Libras também com formação técnica de nível médio.

Da Redação

segunda-feira, 22 de setembro de 2025

Atualizado às 15:00

A CCJ do TJ/SP julgou indevida a exigência de formação universitária específica para intérprete de Libras - Língua Brasileira de Sinais em cerimônia de casamento civil de pessoa com deficiência auditiva. A juíza assessora Luciana Carone Nucci Eugênio Mahuad destacou que a lei 12.319/10 não restringe a atuação apenas a profissionais com nível superior, permitindo também a formação em cursos técnicos de nível médio.

O processo teve início após reclamação contra exigência feita por um Oficial de Registro Civil, que solicitou a comprovação de diploma universitário em Tradução e Interpretação com habilitação em Libras-português para validar a participação do intérprete na celebração de casamento.

A Corregedoria Permanente julgou a reclamação improcedente, entendendo que a exigência estaria respaldada pela legislação. 

 (Imagem: Gerado por IA)

Exigência de formação universitária específica para intérpretes de Libras na celebração de casamento civil é indevida.(Imagem: Gerado por IA)

Na decisão, a juíza ressaltou que a lei 12.319/10, que regulamenta a profissão de intérprete, não limita a atuação da categoria apenas àqueles com nível superior. 

"Diante da legislação em vigor, fácil concluir que o Registro Civil das Pessoas Naturais pode solicitar a presença de intérprete em Libras para garantir a completa compreensão do ato pela pessoa com deficiência auditiva e a manifestação de sua vontade. Porém, não deve exigir que o profissional tenha formação universitária específica. Note-se que a exigência em questão impõe condição diferenciada e injustificada, podendo configurar discriminação em razão de deficiência."

A juíza ainda explicou que, além da graduação, a formação para intérprete de Libras também pode ocorrer em nível médio, por meio de cursos de educação técnica profissional.

Leia a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA