MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Sancionada lei que regulamenta uso de fundos em economia criativa
Alterações

Sancionada lei que regulamenta uso de fundos em economia criativa

Normativa visa promover a inovação e estimular projetos culturais, permitindo que artistas e empreendedores tenham acesso a recursos financeiros de forma facilitada.

Da Redação

quarta-feira, 30 de abril de 2025

Atualizado às 11:18

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta terça-feira, 29, a lei 15.130/25, que altera a lei dos fundos constitucionais (lei 7.827/89) para autorizar o uso dos recursos do FNO - Fundo Constitucional de Financiamento do Norte, FNE (do Nordeste) e FCO (do Centro-Oeste) em atividades produtivas relacionadas à economia criativa.

A norma amplia as finalidades dos fundos ao permitir que seus recursos financiem pessoas físicas ou jurídicas cujas atividades tenham origem na criatividade, habilidade e talento individuais, com potencial para gerar riqueza, empregos e exploração de propriedade intelectual.

Entre as áreas contempladas estão propaganda, arquitetura, turismo, artesanato, design, moda, cinema, softwares e jogos eletrônicos, música, artes performativas, mídias digitais, rádio e TV, entre outras do mesmo gênero.

 (Imagem: Freepik/Artes Migalhas)

Lei foi sancionada na terça-feira, 29.(Imagem: Freepik/Artes Migalhas)

Além disso, a nova legislação atualiza artigos da lei 7.827/89, incluindo a economia criativa no rol de atividades com tratamento preferencial pelos fundos constitucionais, ao lado de pequenos produtores, atividades que utilizem matéria-prima e mão de obra locais e aquelas voltadas à produção de alimentos básicos.

A norma também reconhece como potenciais beneficiários dos financiamentos os profissionais intelectuais, como artistas, cientistas e escritores que comprovem condições técnicas e financeiras perante as instituições gestoras dos fundos.

A nova lei entrou em vigor na data de sua publicação e terá efeitos financeiros a partir de 1º/1/26.

Leia a íntegra da lei:

Presidência da República

Casa Civil

Secretaria Especial para Assuntos Jurídicos

 LEI Nº 15.130, DE 29 DE ABRIL DE 2025

Mensagem de veto

Produção de efeito

Altera a Lei nº 7.827, de 27 de setembro de 1989 (Lei dos Fundos Constitucionais), que "regulamenta o art. 159, inciso I, alínea c, da Constituição Federal, institui o Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), e dá outras providências"

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º  Esta Lei permite que os recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) financiem as atividades produtivas desenvolvidas por pessoas jurídicas ou físicas ligadas à economia criativa, que tenham sua origem na criatividade, na habilidade e no talento individuais e apresentem potencial para a criação de riqueza e empregos por meio da geração e exploração de propriedade intelectual, nas áreas de propaganda, arquitetura, mercados de arte e antiguidades, turismo, artesanato, design, moda, filme e vídeo, softwares e jogos eletrônicos de lazer e entretenimento, música, artes performativas, editorial, serviços de computação e software, mídias digitais, rádio e televisão e outras do mesmo gênero.

Art. 2º A Lei nº 7.827, de 27 de setembro de 1989 (Lei dos Fundos Constitucionais), passa a vigorar com as seguintes alterações:

"Art. 3º ................................................................................................................

................................................................................................................................

III - tratamento preferencial às atividades produtivas de pequenos produtores rurais e miniprodutores rurais e de pequenas empresas e microempresas, às atividades de uso intensivo de matérias-primas e de mão de obra locais, às atividades produtivas ligadas à economia criativa, tais como cultura, consumo, mídias e tecnologia, e às atividades que produzam alimentos básicos para consumo da população, bem como aos projetos de irrigação, quando pertencentes aos citados produtores, suas associações e cooperativas;

....................................................................................................................." (NR)

"Art. 4º ................................................................................................................

................................................................................................................................

§ 5º (VETADO).

§ 6º Podem ainda ser enquadradas como beneficiários dos recursos dos Fundos Constitucionais de que trata esta Lei as pessoas físicas e jurídicas que exercem algum tipo de atividade relacionada à economia criativa ou profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda que com o concurso de auxiliares ou colaboradores, desde que comprovem perante as instituições financeiras gestoras dos Fundos Constitucionais de Financiamento condições técnicas e financeiras para se candidatarem aos financiamentos, nos termos deste artigo." (NR)

Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação e produzirá efeitos financeiros a partir de 1º de janeiro do ano subsequente. 

Brasília, 29 de abril de 2025; 204º da Independência e 137º da República. 

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA

Antônio Waldez Góes da Silva

Simone Nassar Tebet

Luiz Marinho

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...