MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ministros do STJ são eleitos para integrar comissões da Cúpula Judicial Ibero-americana
Cúpula judicial

Ministros do STJ são eleitos para integrar comissões da Cúpula Judicial Ibero-americana

A ministra Nancy Andrighi, o ministro Sebastião Reis Júnior e o ministro Paulo Sérgio Domingues representarão o Brasil em questões de ética, qualidade da Justiça e meio ambiente.

Da Redação

sábado, 24 de maio de 2025

Atualizado em 26 de maio de 2025 08:08

Durante a 22ª Cúpula Judicial Ibero-americana, realizada em Santo Domingo, República Dominicana, de 14 a 16 de maio, três ministros do STJ foram eleitos para compor comissões do evento.

A ministra Nancy Andrighi foi escolhida para integrar a Comissão de Ética Judicial. O ministro Sebastião Reis Júnior foi eleito para a Comissão de Qualidade para a Justiça. E o ministro Paulo Sérgio Domingues ocupará uma cadeira na Comissão de Justiça e Meio Ambiente.

 (Imagem: Gustavo Lima/STJ | Gustavo Lima/STJ | Lucas Pricken/STJ)

Paulo Sérgio Domingues, Sebastião Reis Júnior e ministra Nancy Andrighi.(Imagem: Gustavo Lima/STJ | Gustavo Lima/STJ | Lucas Pricken/STJ)

Os ministros foram eleitos pela assembleia plenária, órgão máximo da Cúpula Judicial.

O STJ foi representado no evento pelo ministro Herman Benjamin, presidente do tribunal; pela ministra Maria Thereza de Assis Moura, ex-presidente e coordenadora nacional do STJ perante a Cúpula Judicial Ibero-Americana; e pelo ministro Benedito Gonçalves, diretor-geral da Enfam - Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados.

A escolha dos ministros brasileiros reforça o histórico de colaboração do STJ com os órgãos da Cúpula Judicial Iberoamericana.

A Cúpula ocorre bienalmente, desde junho de 2004, em seu formato atual, e reúne as Cortes Supremas (não-constitucionais) de 23 países: Espanha, Portugal, Andorra e nações da América Latina.

Trata-se de um espaço para diálogo, cooperação e troca de experiências entre os poderes judiciários dessas nações, com secretaria permanente sediada no Uruguai.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA