MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ é escolhido para sediar a Cúpula Judicial Ibero-Americana em 2027
Cúpula Judicial

STJ é escolhido para sediar a Cúpula Judicial Ibero-Americana em 2027

A Corte liderará discussões sobre inteligência artificial nos sistemas de Justiça da região, promovendo intercâmbio de experiências e consensos.

Da Redação

domingo, 25 de maio de 2025

Atualizado às 12:22

Em 2027, o Brasil receberá a 23ª edição da Cúpula Judicial Ibero-Americana. A escolha do STJ como sede ocorreu durante a 22ª edição do evento, realizada em Santo Domingo, República Dominicana, entre 14 e 16 de maio.

A última vez que o país sediou a Cúpula foi em 2008, em sua 14ª edição. Com a nova escolha, o Brasil assumirá também a secretaria pro tempore, responsável pelos preparativos do evento.

A candidatura brasileira, apresentada pelo STJ, propôs como tema central a aplicação da IA nos sistemas de Justiça ibero-americanos.

 (Imagem: Assessoria/Cumbre)

Reunião durante a 22ª edição da Cúpula.(Imagem: Assessoria/Cumbre)

A escolha desse tema tem um propósito claro. Segundo o ministro presidente do STJ, Herman Benjamin, o tribunal tem sido pioneiro na aplicação de novas tecnologias, como a digitalização de todo o seu acervo em 2009 e, mais recentemente, o lançamento do STJ Logos, uma ferramenta de inteligência artificial generativa.

Essa plataforma auxilia na elaboração de textos jurídicos, facilita a análise de peças processuais e verifica similaridades entre documentos para pesquisa e monitoramento de processos.

"Entendemos como fundamental que os tribunais ibero-americanos possam seguir discutindo e melhor se preparar para os desafios e oportunidades oferecidos pela inteligência artificial no contexto jurídico", afirmou Herman Benjamin.

Nos próximos dois anos, durante as reuniões preparatórias para a 23ª edição da Cúpula, o plano de trabalho visa discutir o impacto da IA na administração judicial e sua relação com o direito substantivo e processual.

"Será uma oportunidade para melhorar a qualidade da prestação jurisdicional por meio do intercâmbio de experiências nacionais e formulação de consensos", concluiu o ministro.

Realizada a cada dois anos desde 2004, a Cúpula Judicial Ibero-Americana reúne as Cortes Supremas (não-constitucionais) de 23 nações: Espanha, Portugal, Andorra e os países da América Latina.

O evento constitui um fórum de diálogo, cooperação e troca de experiências, e sua secretaria permanente está sediada no Uruguai.

Patrocínio

Patrocínio

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA