MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ: Ministro determina transferência de presa trans para presídio feminino
Identidade de gênero

STJ: Ministro determina transferência de presa trans para presídio feminino

O ministro Reynaldo Soares da Fonseca considerou a resolução 348/20 do CNJ, que garante o direito à autodeclaração de gênero.

Da Redação

segunda-feira, 26 de maio de 2025

Atualizado às 09:45

O ministro Reynaldo Soares da Fonseca, do STJ, determinou a transferência de uma mulher transgênero do presídio masculino para a Penitenciária Feminina do Distrito Federal. A decisão se baseia, entre outros fundamentos, na resolução 348/20 do CNJ, que garante às pessoas LGBT+ o direito de ter respeitada sua autodeclaração de gênero para fins de definição do local de cumprimento de pena.

A custodiada chegou a ser transferida para a unidade feminina anteriormente, mas, após relatar dificuldades de adaptação, solicitou o retorno ao presídio masculino — pedido que foi deferido judicialmente. Posteriormente, voltou a manifestar interesse em ser transferida para a ala feminina, mas teve o novo requerimento negado pela vara de Execuções Penais do Distrito Federal.

O indeferimento foi mantido pelo TJ/DF, sob o argumento de que as constantes transferências poderiam comprometer a estabilidade e segurança das unidades prisionais.

 (Imagem: Gustavo Lima/STJ)

Ministro Reynaldo é o relator do caso.(Imagem: Gustavo Lima/STJ)

Ao analisar o habeas corpus, o ministro Reynaldo Soares da Fonseca ressaltou que a resolução 348/20 prevê que a escolha da pessoa custodiada deve ser considerada no momento da definição do local de cumprimento da pena. O relator também citou precedentes da Corte, como o HC 894.227, segundo os quais é ilegal manter mulher trans em presídio masculino quando ela expressa o desejo de cumprir pena em unidade feminina.

O ministro destacou ainda que a ausência de adaptação na transferência anterior para a unidade feminina não configura motivo suficiente para impedir novo pedido, devendo ser observada a vontade manifestada pela custodiada.

Leia a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA