MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resolução do ministério da Justiça permite a preso LGBTQIA+ escolher cela
Direitos das minorias

Resolução do ministério da Justiça permite a preso LGBTQIA+ escolher cela

População da comunidade terá direito de fazer uma autodeclaração durante audiência com o juiz, em qualquer fase do procedimento penal.

Da Redação

terça-feira, 9 de abril de 2024

Atualizado às 15:22

O Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, aprovou resolução que permite que pessoas LGBTQIA+ no sistema prisional possam escolher a unidade prisional onde preferem cumprir pena. A decisão final, no entanto, ficará a cargo da Justiça.

Na resolução publicada nesta terça-feira, 9, no DOU, foram estabelecidos parâmetros para a escolha. Caso o magistrado seja informado de que a pessoa julgada pertence à população LGBTQIA+, ele deverá informá-la acerca da possibilidade da autodeclaração e informá-la e os seus direitos e garantias.

 (Imagem: Freepik)

Conselho ligado ao governo aprova resolução para permitir que presos LGBTQIA+ escolham presídio de preferência.(Imagem: Freepik)

O documento reconhece que mulheres, homens transexuais, travestis, pessoas transmasculinas e pessoas não-binárias têm direito de fazer uma autodeclaração durante audiência com o juiz, em qualquer fase do procedimento penal. 

Em caso de autodeclaração, a pessoa poderá optar por cumprir pena em uma unidade masculina ou feminina, ou em alas e celas específicas para a população LGBTQIA+. Em seguida, o juiz vai determinar onde o preso vai cumprir sua pena, levando em consideração a preferência do local de detenção.

Na unidade referida, a pessoa LGBTQIA+ pode incluir seu nome social em todos os documentos produzidos e usados na unidade e a ser chamada pelo nome social indicado, mesmo que não esteja registrado na identidade, por todos envolvidos na execução penal.

Veja a resolução completa aqui.

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA