MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/MG: Clube indenizará associado que ficou tetraplégico ao pular em piscina
Responsabilidade

TJ/MG: Clube indenizará associado que ficou tetraplégico ao pular em piscina

Colegiado reconheceu a imprudência da vítima, mas também a negligência do clube em garantir a segurança.

Da Redação

terça-feira, 27 de maio de 2025

Atualizado às 15:02

O TJ/MG determinou que um clube recreativo de Sete Lagoas indenize sócio que ficou tetraplégico após acidente em suas dependências. O associado sofreu o acidente em janeiro de 2009, ao saltar em uma piscina de baixa profundidade. A indenização por danos morais foi fixada em R$ 45 mil, além de uma pensão vitalícia correspondente a 25% do salário mínimo.

A decisão da 11ª câmara Cível reformou a sentença de primeira instância, que havia julgado improcedente o pedido de indenização. Os desembargadores reconheceram a imprudência da vítima, de 20 anos na época, ao saltar em local inadequado. No entanto, também consideraram a negligência do clube, que não garantiu a segurança adequada, com supervisão e equipamentos necessários.

Testemunhas afirmaram que não havia salva-vidas no local no momento do acidente. A vítima foi resgatada por outros frequentadores do clube. O relator do recurso, desembargador Marcelo Pereira da Silva, destacou a culpa concorrente do clube, que, como prestador de serviços, deveria zelar pela segurança dos usuários, prevenindo riscos e oferecendo vigilância eficaz.

 (Imagem: Freepik)

Colegiado fixou indenização em R$ 45 mil.(Imagem: Freepik)

A ausência de um profissional qualificado para prestar socorro imediato foi um fator determinante para a condenação. O clube alegou possuir placas de advertência e equipe de segurança, mas os desembargadores entenderam que a supervisão foi insuficiente. A falta de salva-vidas foi considerada crucial para a responsabilização do clube.

O colegiado reforçou a jurisprudência do STJ, que já reconheceu a responsabilidade de clubes em casos semelhantes, por falta de medidas preventivas. A indenização e a pensão serão corrigidas monetariamente desde a data do acidente. 

Informações: TJ/MG.

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS