MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TST anula justa causa aplicada quatro meses após falta de trabalhador
Imediatidade

TST anula justa causa aplicada quatro meses após falta de trabalhador

Colegiado considerou a ausência do requisito da imediatidade da punição.

Da Redação

quinta-feira, 29 de maio de 2025

Atualizado às 16:52

A 7ª turma do TST afastou justa causa aplicada quatro meses após falta cometida por trabalhador. Na decisão, o colegiado destacou a ausência do requisito da imediatidade da punição, que exige que a sanção seja imposta logo após o cometimento da falta.

Conforme os autos, o histórico funcional do empregado indicava várias faltas, sendo a última delas uma suspensão por ausências injustificadas, em junho de 2017. No entanto, a dispensa por justa causa foi efetivada apenas em outubro do mesmo ano, sem qualquer registro de abertura de procedimento administrativo.

O TRT da 12ª região manteve a justa causa do trabalhador, fundamentada no histórico de faltas injustificadas. Para o tribunal regional, o intervalo de tempo entre a última punição, ocorrida em junho de 2017, e a demissão, efetivada apenas em outubro daquele ano, não foi suficiente para caracterização do perdão tácito.

 (Imagem: Freepik)

TST anula justa causa aplicada quatro meses depois de falta.(Imagem: Freepik)

Contudo, ao analisar o caso no TST, o relator, ministro Alexandre Agra Belmonte, destacou a ausência do requisito da imediatidade, essencial para a aplicação da justa causa, que deve ser aplicada logo após o cometimento da falta.

"Nesse contexto, entende-se que, configurada a ausência do requisito da imediatidade, não se justifica a justa causa para a dispensa, pois a ordem jurídica exige que as penas trabalhistas sejam aplicadas logo após o cometimento da falta."

Diante disso, por unanimidade, o colegiado acompanhou o entendimento do relator, afastando a justa causa aplicada ao trabalhador.

Leia o acórdão.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...