MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. IAP celebra 174 anos com homenagem ao ministro Edson Fachin
Comemoração

IAP celebra 174 anos com homenagem ao ministro Edson Fachin

Evento acontece amanhã, 30/5, às 18h30, na Faculdade de Direito do Recife. A cerimônia será presidida pela advogada Érika Ferraz, presidente do IAP.

Da Redação

quinta-feira, 29 de maio de 2025

Atualizado às 17:28

O ministro do STF, Luiz Edson Fachin, será homenageado na celebração dos 174 anos do IAP - Instituto dos Advogados de Pernambuco, em solenidade que acontece amanhã, dia 30/5, às 18h30, na Faculdade de Direito do Recife. A cerimônia será presidida pela advogada Érika Ferraz, presidente do IAP, e marcará a concessão do título de membro honorário do Instituto ao ministro, em reconhecimento à sua destacada contribuição à jurisdição constitucional brasileira.

Na mesma ocasião, será realizado o lançamento da nova edição do livro "Da Legitimidade de Parte no Contrato", de autoria de José Veiga, com atualização feita por Guilherme Veiga (Gamborgi, Bruno e Camisão Associados Advocacia) . A obra, publicada pela Editora Thoth, traz prefácio assinado pelo próprio ministro Fachin e reafirma sua relevância no debate contemporâneo sobre a teoria geral dos contratos.

Durante o evento, Guilherme Veiga anunciará a doação dos manuscritos originais da obra de José Veiga à Faculdade de Direito do Recife, preservando a memória jurídica local e valorizando o legado intelectual que atravessa gerações.

Durante a solenidade, também será entregue a Medalha Flávio Queiroz de Bezerra Cavalcanti a personalidades que tenham contribuído com destaque no universo jurídico, acadêmico e institucional. De acordo com Érika Ferraz, os nomes dos homenageados com a honraria são escolhidos pelos membros do IAP em face da relevância que eles têm perante a sociedade e também vinculados ao universo jurídico.

Os homenageados deste ano são a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra; o presidente do TRE/PE, Cláudio Soares; o presidente do TRF-5, Roberto Machado; a diretora da UFPE - Faculdade de Direito do Recife, Ana Cláudia Petrucci; e o presidente da APPE - Associação dos Procuradores do Estado de Pernambuco, Wilson José de Paula.

Durante a solenidade, também será agraciado o escritor e advogado Bruno Cavalcanti, que vai ser homenageado postumamente, e o advogado Francisco Queiroz, que também receberá essa homenagem. Ambos indicados pelos membros do instituto.

 (Imagem: Divulgação)

IAP celebra 174 anos com homenagem ao ministro Edson Fachin.(Imagem: Divulgação)

Gamborgi, Bruno e Camisão Associados Advocacia

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA