MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Rede odontológica indenizará por permitir instalação de franquias próximas
Exclusividade rompida

Rede odontológica indenizará por permitir instalação de franquias próximas

TJ/SP entendeu que franqueadora descumpriu o dever de garantir exclusividade territorial.

Da Redação

terça-feira, 3 de junho de 2025

Atualizado às 08:13

Empresa franqueadora do ramo odontológico deverá restituir investimento e indenizar em R$ 30 mil por danos morais a sócios de franquia por autorizar a instalação de outra unidade franqueada próxima.

2ª câmara Reservada de Direito Empresarial do TJ/SP entendeu que houve rompimento da exclusividade territorial, comprometendo o sucesso do negócio.

De acordo com os autos do processo, o acordo de franquia teve duração de cinco meses, findando-se em razão da inviabilidade da atividade, ocasionada pela instalação de outra unidade franqueada a aproximadamente 300 metros de distância da primeira.

A franqueadora alegou que o insucesso do negócio foi culpa dos sócios, pois teriam escolhido um ponto comercial fora da área de exclusividade prevista no contrato.

 (Imagem: Freepik)

Rede do setor odontológico é condenada a indenizar por permitir instalação de unidade concorrente a 300 metros de outra franqueada.(Imagem: Freepik)

Contudo, o relator da ação, desembargador Maurício Pessoa, salientou que a própria empresa franqueadora havia autorizado a locação do imóvel fora da área delimitada.

“Diante da aprovação categórica e expressa, é evidente que subsistiram à ré os deveres de garantir a proteção e a exclusividade, e de impedir a concorrência desleal com a abertura da mesma franquia nas proximidades, o que não ocorreu, a comprometer o sucesso do empreendimento.”

O desembargador também enfatizou que a franqueadora havia assegurado que a nova unidade não permaneceria no local, mas não tomou nenhuma medida em favor dos requerentes. “Ao contrário, os autores foram surpreendidos com um aditivo contratual que retificou o território de exclusividade e fez constar a existência da unidade do terceiro franqueado”, registrou.

“Ainda que o sistema de franquia, por si só, não garanta o sucesso financeiro, era obrigação da ré envidar esforços para propiciar êxito nas operações, por conta do dever de colaboração”, concluiu o relator do recurso.

Por fim, colegiado majorou a indenização para determinar a devolução integral do valor investido, afastando a limitação a 4/5 estabelecida na sentença de 1ª instância. Também fixou a indenização por danos morais em R$ 30 mil, considerando que os prejuízos ultrapassaram o mero dissabor.

Leia a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista