MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ anula acórdão julgado em sessão virtual sem intimação de advogados
Nulidade

STJ anula acórdão julgado em sessão virtual sem intimação de advogados

Corte reconheceu cerceamento de defesa.

Da Redação

terça-feira, 3 de junho de 2025

Atualizado às 19:38

A 3ª turma do STJ anulou acórdão do TJ/SP que julgou apelação em sessão virtual realizada no dia seguinte à distribuição do recurso, sem prévia intimação dos advogados das partes.

O relator, ministro Villas Bôas Cueva, entendeu que houve cerceamento de defesa, pois os patronos não puderam apresentar memoriais nem realizar sustentação oral, contrariando os princípios do contraditório e da ampla defesa.

O caso teve origem em ação indenizatória movida por adquirentes de imóvel contra a MRV Engenharia. Os autores alegaram que o apartamento foi entregue com caixa de gordura coletiva em área privativa, causando transtornos e desvalorização do bem.

A sentença reconheceu o dano material e fixou também indenização por dano moral, posteriormente afastada pelo TJ/SP ao julgar apelação da ré.

No STJ, os recorrentes sustentaram que o recurso foi julgado virtualmente em 23/9/20, apenas um dia após a distribuição, sem qualquer intimação prévia, sendo que a própria publicação da distribuição ocorreu apenas no dia seguinte, 24/9. Tal fato inviabilizou a oposição ao julgamento virtual, a apresentação de memoriais e a sustentação oral.

 (Imagem: Freepik)

STJ anulou acórdão do TJ/SP após julgamento em sessão virtual sem intimação dos advogados.(Imagem: Freepik)

Cumprimento de garantias

Para o ministro relator, a celeridade não justifica o descumprimento das garantias processuais.

"Diversamente do afirmado pela Corte de origem nos aclaratórios, não há como afastar a existência de prejuízo para os recorrentes, mormente tendo sido provido o recurso da recorrida."

Destacou que o prazo mínimo de cinco dias entre publicação da pauta e a sessão, previsto no CPC, deve ser observado também nos julgamentos virtuais.

Com base em precedentes da Corte, a turma deu provimento ao recurso para anular o acórdão do TJ/SP e determinar a realização de novo julgamento, com a devida intimação das partes.

Veja o voto do relator.

Patrocínio

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...