MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/DF nega indenização por defeito em moto causado por uso inadequado
Mau uso

TJ/DF nega indenização por defeito em moto causado por uso inadequado

Laudo pericial apontou calço hidráulico decorrente de entrada de água no motor, afastando vício de fabricação e dever de indenizar.

Da Redação

sexta-feira, 6 de junho de 2025

Atualizado às 17:06

A 4ª turma Cível do TJ/DF manteve, por unanimidade, a sentença que negou pedido de indenização de um consumidor contra a Allianz Seguros S/A e a fabricante Moto Honda da Amazônia Ltda. 

O autor alegava omissão na prestação de assistência por ambas diante de defeito apresentado em sua motocicleta. No entanto, perícia técnica concluiu que o dano decorreu de uso inadequado do veículo, afastando a responsabilidade da seguradora e da fabricante.

Entenda o caso

Segundo os autos, o incidente ocorreu em julho de 2022, quando o autor viajava de motocicleta em direção a Brasília. Nas proximidades de Pindobaçu, na Bahia, sofreu uma queda em pista molhada, após a qual o motor do veículo travou. A motocicleta foi levada a uma oficina em Campo Formoso/BA, onde inicialmente se suspeitou de falha na bateria.

Sem sucesso ao tentar acionar o serviço de reboque da seguradora, o consumidor contratou um terceiro para transportar a moto até uma concessionária autorizada, pagando R$ 4 mil pelo serviço.

Na assistência técnica, foi informado de que o motor havia sido danificado pela entrada de água e que os custos do reparo, estimados em cerca de R$ 12,6 mil não seriam cobertos pela apólice.

O autor sustentou que o defeito decorreria de vício oculto e pleiteou reparação por danos materiais e morais, alegando falha na prestação de serviços. A seguradora, por sua vez, argumentou que o sinistro não foi comunicado de imediato e que os danos reclamados não estavam cobertos pelo contrato.

Já a fabricante defendeu que não houve falha de fabricação, mas sim mau uso do veículo, inclusive com possível condução em área alagada.

  (Imagem: Freepik)

Seguradora e fabricante foram absolvidas após perícia confirmar que pane na moto foi causada por condução em área alagada.(Imagem: Freepik)

Perícia afastou falha de fabricação

O laudo técnico produzido durante o processo apontou que o motor sofreu calço hidráulico, falha mecânica causada pela entrada de líquido na câmara de combustão, geralmente água, em razão da condução em áreas alagadas ou em condições adversas. O documento também indicou sinais de superaquecimento e esforço excessivo dos componentes internos, sem qualquer evidência de defeito de fabricação ou montagem.

Com base nesse laudo, a sentença da 2ª vara Cível de Ceilândia/DF julgou improcedente o pedido, entendimento que o autor tentou reformar por meio de apelação ao TJ/DF.

Uso inadequado afasta responsabilidade

Ao analisar o recurso, o relator, desembargador Sérgio Rocha, ressaltou que, embora a relação entre as partes seja regida pelo CDC, o que, em regra, enseja responsabilidade objetiva do fornecedor, essa pode ser afastada quando demonstrado uso indevido do produto ou inexistência de defeito.

Além disso, destacou que a apólice contratada exclui expressamente a cobertura para danos causados por desgaste natural, defeitos mecânicos e uso impróprio. O magistrado também observou que não houve comprovação de que o consumidor tenha acionado a seguradora no momento do incidente, tendo optado por contratar um prestador particular.

Com esses fundamentos, o relator votou por negar provimento ao recurso. A decisão foi acompanhada de forma unânime pelos demais integrantes da turma julgadora. 

O escritório Mascarenhas Barbosa Advogados atua pela seguradora.

Leia o acórdão.

Mascarenhas Barbosa Advogados

Patrocínio

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...