MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Mauro Cid diz que Bolsonaro alterou minuta para manter prisão apenas de Moraes
Núcleo 1

Mauro Cid diz que Bolsonaro alterou minuta para manter prisão apenas de Moraes

Ex-ajudante de ordens afirmou que documento original previa prisão de ministros do STF e de autoridades do Legislativo.

Da Redação

segunda-feira, 9 de junho de 2025

Atualizado às 15:28

Durante oitiva no STF dos réus do chamado "núcleo 1" da ação penal que apura a tentativa de golpe de Estado e os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, Mauro Cid afirmou, em depoimento, que o ex-presidente Jair Bolsonaro leu e alterou minuta que previa novas eleições e a prisão de autoridades.

Segundo Cid, após as alterações, apenas o ministro Alexandre de Moraes permaneceria como alvo da prisão.

Os depoimentos, conduzidos pelo relator, ministro Alexandre de Moraes, representam uma das últimas etapas do processo antes do julgamento de mérito.

O primeiro a prestar depoimento foi o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, que firmou acordo de colaboração premiada.

Durante o depoimento, Mauro Cid relatou que uma minuta de decreto que circulava no entorno do governo Bolsonaro previa a decretação de Estado de defesa, Estado de sítio e a prisão de diversas autoridades, entre elas ministros do STF e o presidente do Senado.

O documento ainda previa a criação de uma comissão eleitoral encarregada de organizar novas eleições.

Cid afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu, leu e alterou o texto. Segundo o depoente, Bolsonaro "enxugou" o documento, retirando a previsão de prisão de diversas autoridades.

Na versão modificada, segundo Cid, apenas o ministro Alexandre de Moraes permaneceria como alvo da prisão.

"De certa forma, enxugou o documento. Ele enxugou o documento, basicamente, retirando as autoridades das prisões. Somente o senhor ficaria como preso."

Veja o momento:

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...