MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Moraes revoga prisão de Gilson Machado, ex-ministro do Turismo
Medidas cautelares

Moraes revoga prisão de Gilson Machado, ex-ministro do Turismo

Gilson é investigado por suposta tentativa de obtenção de passaporte português para Mauro Cid.

Da Redação

sexta-feira, 13 de junho de 2025

Atualizado em 14 de junho de 2025 09:31

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou nesta sexta-feira, 13, a soltura do ex-ministro do Turismo Gilson Machado, preso nesta mãnha, em Recife, no âmbito das investigações relacionadas à tentativa de obtenção de passaporte português em nome de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro.

A detenção ocorreu por ordem do próprio Moraes, diante de indícios de que Machado teria atuado para viabilizar a documentação no exterior para o militar, que firmou acordo de colaboração premiada no inquérito sobre a tentativa de ruptura institucional em 2023.

A liberdade, no entanto, foi condicionada ao cumprimento de medidas cautelares diversas da prisão, como o comparecimento periódico à Justiça, entrega do passaporte, proibição de ausentar-se do país e de manter contato com outros investigados no caso.

 (Imagem: Valter Campanato/Agência Brasi)

Ex-ministro Gilson Machado.(Imagem: Valter Campanato/Agência Brasi)

De acordo com a defesa de Gilson Machado, representada pelo advogado Célio Avelino, o alvará de soltura já foi expedido e a libertação deve ocorrer ainda nesta sexta.

As investigações também apontam que a família de Mauro Cid embarcou recentemente para os Estados Unidos, o que motivou atenção da PF sobre uma possível intenção de evasão.

O episódio não é novo no inquérito. Em março, Moraes já havia determinado que Cid prestasse esclarecimentos sobre o pedido de cidadania portuguesa.

A defesa alegou que o procedimento foi protocolado em janeiro de 2023, exclusivamente por razões familiares, já que a esposa e as filhas do militar já teriam a nacionalidade lusa.

Ainda segundo o advogado Cesar Bittencourt, Mauro Cid chegou a receber um documento de identidade português em 2024, reforçando, contudo, que se trata apenas de uma identificação válida dentro do território europeu.

Informações: Agência Brasil. 

Patrocínio

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...