MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Qatar indenizará passageiro que pagou e não recebeu serviço executivo
Indenização

Qatar indenizará passageiro que pagou e não recebeu serviço executivo

Promessa de classe executiva premium frustrada e espera de 18h no aeroporto motivaram indenização por danos morais.

Da Redação

sexta-feira, 13 de junho de 2025

Atualizado às 11:40

juiz Pedro Corrêa Liao, da 1ª vara Cível do Foro Central de São Paulo, condenou a companhia Qatar Airways ao pagamento de indenização por danos morais a três passageiros que relataram descumprimento contratual em voos internacionais.

Os autores, médicos que viajavam para participar de congresso científico na Índia, alegaram que contrataram passagens na classe executiva com a experiência QSUITE, promovida pela empresa, conhecida como como "a melhor do mundo", mas foram surpreendidos, às vésperas da viagem, com a substituição da aeronave e a consequente retirada do serviço diferenciado.

No retorno, enfrentaram ainda situação de overbooking, sendo reacomodados apenas 18 horas depois.

 (Imagem: Reprodução/Qatar Airways)

Qatar Airways indenizará por troca de aeronave sem serviço executivo exclusivo.(Imagem: Reprodução/Qatar Airways)

Na sentença, o juiz reconheceu a falha na prestação do serviço e destacou que a alteração da aeronave, embora contratualmente prevista por questões operacionais, não afasta a responsabilidade da empresa.

Para o magistrado, trata-se de "fortuito interno", inerente ao risco da atividade empresarial, e que não exime o fornecedor do dever de indenizar.

Além disso, o magistrado rechaçou a tese da companhia de que a QSUITE seria uma "mera configuração" da classe executiva. Ao aplicar o art. 30 do CDC, o juiz pontuou que a oferta publicitária do serviço cria legítima expectativa no consumidor, vinculando o fornecedor ao padrão anunciado.

Considerando o conjunto de falhas, a frustração da experiência prometida e o tempo excessivo de espera em aeroporto estrangeiro, a Justiça fixou indenização de R$ 8 mil para cada um dos autores, totalizando R$ 24 mil.

O escritório Andrea Romano Advocacia atua no caso.

Leia aqui a sentença.

Andrea Romano Advocacia

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...