MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Qatar Airways terá de pagar psicólogo a modelo vítima de gordofobia
Liminar

Qatar Airways terá de pagar psicólogo a modelo vítima de gordofobia

Juliana Nehme diz que foi impedida de viajar "por ser gorda demais".

Da Redação

quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Atualizado às 15:41

Em decisão liminar, a juíza de Direito Renata Martins de Carvalho, da 17ª vara Cível de SP, determinou que a companhia aérea Qatar Airways pague tratamento psicológico à Juliana Nehme, modelo plus size que diz ter sido impedida de embarcar em um voo "por ser gorda demais".

O episódio ocorreu no último dia 22 de novembro em Beirute, no Líbano, e repercutiu nas redes sociais.

À época, Juliana relatou em suas redes sociais que estava em uma conexão e foi impedida de embarcar por conta de seu peso.

"A comissária da Qatar disse que não posso embarcar porque sou muito gorda e não tenho direito a essa passagem. [...] Estamos eu, a minha mãe, a minha irmã e o meu sobrinho. Agora, ela simplesmente nega-se a dar as passagens e a deixar-me embarcar no voo para Doha e de lá para São Paulo porque sou gorda. [.] O que é que eu vou fazer?"

Assista ao vídeo:

hasIntagram

A situação só foi solucionada com a intervenção do ministro-chefe da Embaixada, Ibrahim Abdul Hak Net, que agiu junto à presidência da Qatar, e finalmente houve autorização para que Juliana retornasse ao Brasil com o bilhete adquirido na classe econômica.

Depois do ocorrido, a modelo acionou a Justiça e pediu que a companhia aérea fosse obrigada a pagar seu tratamento psicológico.

O pedido foi acolhido liminarmente pela juíza, que verificou presentes os requisitos para a concessão da tutela.

"No laudo unilateral de fls. 69/83, o médico psiquiatra Dr. Luiz Carlos I. Coronel (RQE 21.733) aponta que a coautora Juliana Carolina Lima precisa de suporte psicossocial em decorrência de Transtorno de Estresse Pós-Traumático F 43.1 e, embora trate de laudo elaborado de forma unilateral, a concessão parcial da tutela de urgência se mostra medida razoável e proporcional para assegurar a superação do evento estressante e traumático pela coautora Juliana, bem como, garantir o tratamento psiquiátrico para o transtorno mental e emocional e, assim, evitar o agravamento do distúrbio mental e emocional diagnosticado por profissional especializado."

Assim sendo, determinou que a companhia faça o reembolso do tratamento psicológico de Juliana, consistente em uma sessão semanal de R$ 400, mês a mês, a partir de janeiro/2023.

Veja a decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...