MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. É preciso busca em órgãos públicos antes de citar por edital? STJ julga
Repetitivo

É preciso busca em órgãos públicos antes de citar por edital? STJ julga

A decisão suspende processos semelhantes em instâncias inferiores, visando garantir a celeridade e a duração razoável do processo.

Da Redação

terça-feira, 24 de junho de 2025

Atualizado às 12:46

A Corte Especial do STJ deliberará, sob o rito dos recursos repetitivos (Tema 1.338), acerca da necessidade de, nos termos do art. 256, parágrafo 3º, do CPC, expedir ofício a cadastros de órgãos públicos e concessionárias de serviços públicos para fins de localização do réu, previamente à citação por edital.

O colegiado optou pela suspensão dos processos que versam sobre a mesma questão jurídica, tanto nos tribunais de segunda instância quanto no próprio STJ.

Segundo o relator, ministro Og Fernandes, uma suspensão ampla em âmbito nacional e em todas as instâncias representaria um prejuízo aos princípios da celeridade e da duração razoável do processo.

Conforme o ministro, é imperativo estabelecer a interpretação correta do art. 256, parágrafo 3º, do CPC, considerando que "a existência de citação válida é imprescindível para que o réu possa exercer o Direito Constitucional de ampla defesa e contraditório".

Og ainda citou precedentes do tribunal que convergem no sentido de que a citação por edital deve ser precedida de diligências do magistrado para encontrar o endereço do réu.

Em outras palavras, a citação por edital exige o esgotamento dos meios disponíveis para localizar o réu, sob pena de nulidade.

 (Imagem: Rafael Luz/STJ)

STJ analisa exigência de busca prévia a cadastros públicos para citação em edital.(Imagem: Rafael Luz/STJ)

Entretanto, tais julgados consideram que a requisição de informações aos órgãos públicos e às concessionárias de serviços públicos é apontada pelo CPC como uma das alternativas ao alcance do magistrado, e não como uma imposição legal.

De acordo com os acórdãos mencionados pelo relator, a análise sobre o esgotamento ou não das tentativas de localizar o réu e sobre a necessidade de solicitar informações aos órgãos públicos e às concessionárias deve ser realizada caso a caso.

O ministro esclareceu que o tema afetado não abrange os processos que discutem os requisitos para a citação por edital nas execuções fiscais, uma vez que esses casos são regidos por norma específica (art. 8º da lei 6.830/80), e essa matéria já foi objeto de outro repetitivo na 1ª seção (Tema 102) e da Súmula 414 do STJ.

Leia o acórdão de afetação.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...