MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ministro Benedito defende inclusão nos tribunais: "mundo é de igualdade"
Diversidade

Ministro Benedito defende inclusão nos tribunais: "mundo é de igualdade"

Fala ocorre em meio à expectativa por nomeação de primeira ministra negra ao TSE.

Da Redação

terça-feira, 1 de julho de 2025

Atualizado às 13:23

Em meio à expectativa pela inédita nomeação de uma mulher negra como ministra titular do TSE – Tribunal Superior Eleitoral, o ministro Benedito Gonçalves, do STJ, e que integrou a Corte Eleitoral até 2023, defendeu a promoção de políticas inclusivas como instrumento para a concretização do princípio constitucional da igualdade.

"A inclusão social não é só nos tribunais superiores. É um movimento que já existe há muito tempo, dando políticas públicas para ter igualdade de oportunidades", afirmou.

"Hoje o mundo atual é um mundo da igualdade, da isonomia. Todos são iguais perante a lei. Para que isso exista, alguns pontos que não têm inclusão, tem que trabalhar para ter inclusão."

Confira a fala:

A declaração reforça o simbolismo da possível nomeação de Vera Lúcia Santana Araújo, atual ministra substituta do TSE e integrante da Coalizão Negra por Direitos, para uma cadeira titular na Corte eleitoral.

A indicação é defendida por mais de cem entidades e movimentos sociais, que enviaram carta ao presidente Lula destacando a importância política e institucional da escolha.

Vera Lúcia foi incluída na lista tríplice encaminhada ao presidente da República em maio, juntamente com Estela Aranha e Cristina Maria Gama Neves da Silva, em composição solicitada pela ministra Cármen Lúcia visando assegurar a nomeação de uma mulher.

A eventual escolha de Vera representaria a primeira presença de uma mulher negra como ministra titular em quase um século de história do TSE.

No contexto da fala do ministro Benedito, a inclusão defendida por ele abarca não apenas raça, mas também gênero, deficiência e outras formas de vulnerabilidade social.

Sua ênfase na necessidade de políticas públicas ativas dialoga diretamente com os argumentos apresentados pelas entidades que apoiam Vera Lúcia.

A presença de Vera na cúpula da Justiça Eleitoral, afirmam os movimentos, contribuiria para fortalecer a representatividade de grupos historicamente marginalizados, como quilombolas, indígenas, LGBTQIAPN+ e populações periféricas.

A eventual nomeação é também vista como um gesto de comprometimento com a agenda antirracista, defendida publicamente por figuras do governo, incluindo a primeira-dama Janja da Silva.

O evento

Nos dias 30 de junho e 1º de julho, acontece em Coimbra, Portugal, o Seminário de Verão. Com o tema "Descortinando o Futuro: 30 Anos de Debates Jurídicos", o evento reúne autoridades e acadêmicos do universo jurídico e de diversas outras áreas.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...