MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Veja destaques da programação do segundo dia do XIII Fórum de Lisboa
Terras lusas

Veja destaques da programação do segundo dia do XIII Fórum de Lisboa

Evento reúne autoridades e especialistas para debater Direito, democracia e sustentabilidade na Era Inteligente.

Da Redação

quinta-feira, 3 de julho de 2025

Atualizado às 10:28

Começou na terça-feira, 2, o XIII Fórum de Lisboa, que acontece até o próximo dia 4, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

O evento deste ano tem como tema "O mundo em transformação - Direito, Democracia e Sustentabilidade na Era Inteligente" e reúne autoridades públicas, juristas, acadêmicos e especialistas para refletir sobre os desafios contemporâneos que impactam a governança global e os marcos normativos.

A programação do Fórum é marcada por painéis temáticos que discutem, entre outros pontos, os efeitos da inteligência artificial na formulação de políticas públicas, os limites éticos e jurídicos das novas tecnologias, os compromissos internacionais com a sustentabilidade ambiental e os caminhos para o fortalecimento da democracia em tempos de polarização e desinformação.

A transmissão ao vivo das atividades está sendo realizada nos canais oficiais do evento e das instituições apoiadoras, ampliando o acesso aos debates e permitindo que o público acompanhe as reflexões que moldam os rumos do Direito diante das grandes transições do século XXI.

Programação

Os debates e palestras ocorrem simultaneamente nos auditórios da Faculdade de Direito de Lisboa.

Entre os temas tratados nesta manhã estão:

  • Transporte e transição energética, com participação de Aroldo Cedraz (TCU) e Ana Toni (MMA);
  • Judicialização de terapias avançadas, com o deputado Doutor Luizinho, o professor Daniel Wang (FGV) e Inês Coimbra (PGE-SP);
  • Inteligência artificial e data centers, com os ministros Humberto Martins (STJ) e autoridades da Anatel e da iniciativa privada.

Mais tarde, às 14h, o destaque da programação é a palestra do ex-secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, que abordará o tema "Geopolítica em reconstrução: implicações socioeconômicas", em painel com comentários do banqueiro André Esteves.

Outros painéis da tarde contam com a presença de:

  • André Mendonça (STF), Arthur Lira (presidente da Câmara) e o constitucionalista Manoel Gonçalves Ferreira Filho, debatendo separação de Poderes e controle de constitucionalidade;
  • Luis Felipe Salomão (STJ) e o deputado Alex Manente, falando sobre segurança jurídica;
  • Antonio Saldanha (STJ), Ricardo Couto (TJ/RJ) e Jacqueline Montenegro (TJ/RJ), abordando os desafios da saúde suplementar;

Além de discussões sobre reforma tributária, transformação digital na Defesa, novas formas de resolução de conflitos e regulação da comunicação digital.

A expectativa é de que mais de 2.500 participantes acompanhem os 57 painéis programados até quinta-feira. 

 (Imagem: Reprodução/Instagram)

XIII Fórum de Lisboa ocorre nos dias 2,3 e 4 de junho.(Imagem: Reprodução/Instagram)

Abertura

Na quarta-feira, 2, ministro Gilmar Mendes, em palestra de abertura do evento,  alertou para os riscos que a revolução digital e a inteligência artificial impõem à democracia, ao Direito e à convivência social. Inspirado no conceito de "sociedade de risco", de Ulrich Beck, o decano do STF afirmou que os perigos contemporâneos decorrem da própria racionalidade moderna, agora potencializada por tecnologias que desafiam os fundamentos tradicionais do Direito.

Citando experiências internacionais, como a proposta dos Emirados Árabes Unidos de integrar IA aos conselhos administrativos, Gilmar destacou a urgência de discutir os limites da automação estatal.

Ao abordar as redes sociais, evocou Hannah Arendt para denunciar a fragmentação do espaço público e defendeu a recente decisão do STF que impõe responsabilidade às plataformas por conteúdos criminosos.

Encerrando, propôs a construção de uma "ecologia digital" voltada à proteção da democracia e dos direitos fundamentais. 

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.